PESQUISADORES PHDS DE CAMBRIDGE E BRISTOL DEDICAM CAPÍTULO DE LIVRO ÀS OBRAS PÓS-HUMANISTAS DO CIBERPAJÉ EDGAR FRANCO.

PESQUISADORES PHDS DE CAMBRIDGE E BRISTOL DEDICAM CAPÍTULO DE LIVRO ÀS OBRAS PÓS-HUMANISTAS DO CIBERPAJÉ EDGAR FRANCO.


Acaba de ser lançado na Inglaterra o livro "Posthumanism and the Graphic Novel in Latin America". A obra é de autoria de pesquisadores PhDs das Universidades de Bristol & Cambridge, dois dos maiores centros de pesquisa do planeta, e analisa o fenômeno pós-humano em quadrinhos criados no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e México. 

Os autores Edward King e Joanna Page dedicaram um dos capítulos do livro à obra de Edgar Franco, focando na análise de produções artísticas transmídia do universo ficcional da "Aurora Pós-humana", dando especial destaque para o álbum em quadrinhos BioCyberDrama Saga - feito parceria com o renomado quadrinhista Mozart Couto, com duas edições lançadas pela Editora UFG -, e também para as criações em música eletrônica e as performances cíbridas do Posthuman Tantra. Trataram, ainda, de outras obras como as HQtrônicas e a revista Artlectos e Pós-humanos (Editora Marca de Fantasia).

O capítulo que analisa as obras de Edgar Franco é o sétimo. Ele foi intitulado "Intermediality and Graphic Novel as a Performance". Os pesquisadores avaliam com propriedade e densidade a concepção de pós-humanismo a poética e ideário do autor, detalhando aspectos das paisagens visuais e sonoras de minhas obras, e destacam a FC ciberxamânica proposta por Edgar Franco como algo originalmente latino-americano, fazendo um paralelo com o movimento da FC africana conhecido como Afrofuturismo. 

Saiba mais e baixe o livro completo em versão e-book clicando aqui!