VIDEOHQESCULTURA: UMA POÉTICA NARRATIVA

VIDEOHQESCULTURA: UMA POÉTICA NARRATIVA



Convite para defesa da tese de doutorado do membro da ASPAS Fábio Purper Machado, com título "VideoHQescultura: Uma poética Narrativa" e orientação de Rosa Berardo no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da UFG. 

O trabalho artístico abordado na tese consiste numa série de criações de seu autor, que são por ele chamadas videoHQesculturas, e que consistem em narrativas em movimento entre a escultura, as histórias em quadrinhos e o vídeo. Alguns dos conceitos com os quais a tese dialoga são a "visão táctil" (José Val del Omar), a "imagem-tempo" (Gilles Deleuze), o "efeito-escultura" (Régis Durand), e relações entre imagem e escrita. São também traçadas questões em comum com poéticas de outros artistas em movimento entre essas áreas, entre eles os também membros da ASPAS Gazy Andraus e Edgar Franco. Além disso, a característica tergiversativa presente na porção textual de vários dos trabalhos que compõem o corpo da investigação é tomada como fio condutor para o estabelecimento de um universo ficcional em processo, batizado pelo autor de “Tergiverso Ficcional”.

A defesa ocorrerá na FAV-UFG, às 9h do dia 19/12/2017, tendo como banca titular Edgar Franco, Thiago Sant'Anna (ambos UFG), Gazy Andraus (UEMG) e Suzete Venturelli (UnB), e como suplentes Leda Guimarães (UFG) e Rebeca Stumm (UFSM).