PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO IV FNPAS

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO IV FNPAS


Nos dias 25 a 27 de julho, o campus Macaé do Instituto Federal Fluminense sediará o IV Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial - FNPAS. Realizado em parceria com o projeto de extensão IFanzine e Fanzinoteca IFF Macaé, o fórum contará com uma extensa e diversificada programação de mesas redondas, mais de quarenta apresentações orais, minicursos e oficinas. 

O Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial é um encontro bienal promovido pela Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS), que integra pesquisadores que ensejam a pesquisa e o desenvolvimento científico e pedagógico acerca da arte sequencial, com ênfase nas histórias em quadrinhos. 

O IV FNPAS terá como tema “Os Quadrinhos e Diversidade”, sendo o mote para as discussões promovidas durante as sessões de comunicação e mesas redondas. As apresentações orais terão os eixos “Fanzine e Quadrinhos Autoriais”, “Quadrinhos, Gênero e Diversidade”, “Mídia e Linguagens”, “Cultura e Sociedade” e “Quadrinhos e Educação”. As mesas redondas terão como discussão os temas “Mulheres e Mangá – Uma História a Partir da Perspectiva de Gênero”, “Fanzines, Pesquisa e Diversidade”, “Os Quadrinhos, a Pesquisa e a Universidade” e “Gênero e Diversidade”. 

Haverão três oficinas na Fanzinoteca : “Quadro a Quadro – Fundamentos Narrativos das Histórias em Quadrinhos”; “Oficina de Fanzine Gibiozine” e “Oficina de HQforismos”, sendo as três oficinas voltadas para os estudantes do IFFluminense. Haverá ainda um minicurso com o tema “Como Escrever Quadrinhos” para os participantes inscritos no fórum. 

O evento contempla ainda uma exposição de quadrinhos produzidos pelos estudantes do campus Macaé e uma sessão de autógrafos e lançamento de publicações que ocorrerá na Fanzinoteca IFF Macaé, com a presença de pesquisadores e autores de quadrinhos de diversas partes do país. Estudantes do IFF Macaé que produzem fanzines a partir do trabalho desenvolvido na Fanzinoteca também farão parte como autores, lançando seus zines.

Segundo Alberto de Souza, programador visual do IFFluminese Campus Macaé, também associado da ASPAS e responsável pela Fanzinoteca sediada no campus desde outubro passado, o evento, pela sua amplitude, contempla diferentes perspectivas das inúmeras áreas do conhecimento e possibilitam a melhor compreensão da Arte Sequencial, fortalecendo da pesquisa transdisciplinar na área de quadrinhos e afins. Houveram mais de 40 inscritos para apresentações orais, com 21 pesquisadores do estado do Rio de Janeiro, sendo 08 do IFFluminense, e, ao todo, teremos representadas instituições tais como UFG, UNEB, UEMG, IFFluminense, IFRJ, UFS, Universo, Colégio Militar de Brasília, UFRJ, UNIFAP, UFES, USP, UNESP, UEL, UFMG, entre outras. 

As inscrições para a participação como ouvinte seguem abertas e as informações gerais sobre o evento estão disponíveis no site: 
Agradecimentos especiais à Editora Peirópolis, apoiadora do evento.

Confira o CADERNO DE RESUMOS e aqui a LISTA DE PUBLICAÇÕES que acontecerá no dia 26/07 às 18h na Fanzinoteca.