Mulheres produtoras de quadrinhos no Brasil: onde estão?

Mulheres produtoras de quadrinhos no Brasil: onde estão?

Deus por Germana Viana
Que a proporção de representatividade de gênero no meio dos quadrinhos é um debate urgente, dada sua desigualdade histórica, sabemos, bem como em diversas outras frentes.São ondas e movimentos que visam sanar o silêncio das vozes femininas ao longo da História. Cientistas, figuras políticas, esportistas, mulheres envolvidas em diferentes esferas tidas como masculinas, e ignoradas ou furtadas em suas descobertas e contribuições. Claro que elas existem e estão por aí há um tempão, como bem mostra a cartunista Jacky Fleming em "Qual é o problema das mulheres?" lançado pela L&PM em 2018.
E nos quadrinhos? Desde a falta de protagonistas, ou mesmo de proporção entre personagens homens e mulheres, além das formas de representação do corpo feminino, nos perguntamos: onde estão as mulheres que produzem quadrinhos? Podemos afirmar que com a criação da web e das redes sociais, é notável a ampliação do acesso e conexão entre as mulheres que produzem e o público leitor. São roteiristas, editoras, coloristas, arte-finalistas, desenhistas, várias por vezes invisibilizadas na cadeia de produção dos quadrinhos. Além das publicações independentes, antologias e zines, os coletivos atualmente contribuem para criar visibilidade e garantir o lugar de fala de mulheres cis e trans, que começam a ganhar espaço nas editoras de quadrinhos.

Compartilhamos alguns grupos nos quais podemos ter mais informações sobre as produções das mulheres no Brasil, bem como páginas mantidas por mulheres para discussões sobre a cultura pop em geral.

Caso conheça ou faça parte de mais alguma, envie para nós e vamos ampliando esta lista!


Banco de dados da Lady's Comics: http://ladyscomics.com.br/bamq 

Mina de HQ: https://www.facebook.com/minadehq/

Minas nerd: http://minasnerds.com.br/

Banca de quadrinistas: http://www.itaucultural.org.br/banca-de-quadrinistas-2017-conheca-as-mulheres-que-expuseram-seus-trabalhos

Delirium nerd: https://www.facebook.com/delirium.nerd/

Nó de oito: https://www.facebook.com/NodeOito/

Preta, Nerd & Burning Hell: https://www.facebook.com/pretaenerd/

Nebulla: https://www.facebook.com/nebulla.co/

Zine xxx: https://www.facebook.com/zinexisxisxis/

Políticas: https://www.facebook.com/politicashq/

Corpas em risco: https://www.facebook.com/corpasemrisco/

Mandíbula : https://www.facebook.com/mandibulaquadrinhos/

Zinas: https://zinaszineiras.wixsite.com/zinas/sobre?fbclid=IwAR1B4yWVgIRek1dNYwNmlyd6E2LufTsEZTNVdea2zEPsSNLNVAr-fyPuJjw

(Agradecimentos à algumas das indicações a Germana Viana e Dani Marino)