CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: 11º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: 11º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS


O  Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (Seminário Biblioteca Viva) está com inscrições abertas para submissão de posters e painéis até 30 de abril de 2019. Poderão se inscrever iniciativas de todo o Brasil, que apresentem trabalhos relacionados a uma das temáticas abaixo. Todas as informações e link para envio de formulário estão em:

Condições Gerais de Participação



E aí, conhece ou trabalha em espaços que propõe algum dos temas abaixo?Espaços dentro de universidades, espaços comunitários, formatos alternativos ou experimentações?
Que tal se inscrever?!

Temas gerais

A biblioteca e a comunidade: Ações de integração entre bibliotecas e comunidades do entorno em busca da ampliação de serviços dentro e fora do equipamento. Ações de comunicação para aproximar novos públicos da biblioteca. Exemplos: formação de grupos para desenvolver atividades lúdicas na biblioteca; ações de estímulo para visitação; uso das instalações para reuniões comunitárias etc.

>Ações para a terceira idade: Programas e projetos oferecidos para o público da terceira idade favorecendo o diálogo desse público com a leitura e biblioteca. Exemplos: saraus literários e musicais; palestras e debates com assuntos de interesse; acervos e serviços dedicados e ações de mediação desenvolvidas para ou por público da terceira idade, etc

Ações sustentáveis e consumo consciente: Experiências que promovam a consciência ambiental, o consumo consciente e a economia de recursos naturais. Exemplos: ações de educação ambiental; oficinas de reciclagem de materiais e reaproveitamento de alimentos; exemplos de reutilização criativa de materiais; ações de conservação do acervo; medidas para racionalização de recursos na biblioteca, consumo consciente de recursos como água, energia elétrica etc.

Acessibilidade, vulnerabilidade e inclusão: Ações que promovam a leitura de forma inclusiva para todos os públicos, com ênfase no atendimento às pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social. Exemplos: programação com recursos de acessibilidade em bibliotecas; acervos acessíveis; serviços de extensão para público com deficiência e situação de vulnerabilidade social; mediação de leitura inclusiva; projetos de adequação arquitetônica e comunicacional; parcerias com instituições especializadas, etc.

>Biblioteca como espaço além da leitura: Serviços e programas que promovam a atuação da biblioteca para além de uma concepção tradicional vinculada apenas aos livros. Exemplos: promoção de atividades culturais, artísticas e esportivas diversas; promoção da cidadania; palestras, cursos e gincanas; uso do espaço da biblioteca para promoção de encontros e eventos da comunidade e instituições parceiras; empréstimo de objetos e ferramentas; etc.

>Biblioteca, memória e território: Ações, produtos e serviços que valorizam a memória e o território como instrumentos mobilizadores de conhecimento das comunidades e dos públicos dos espaços culturais, com criação e fortalecimento de vínculos que promovam a atuação da biblioteca. Exemplos: promoção de atividades culturais internas e externas, produtos e serviços da biblioteca para frequentadores, funcionários e comunidades, etc.

>Bibliotecas no mundo digital: Experiências que utilizem as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em favor da democratização do acesso à informação. Exemplos: qualificação do acesso à internet; programas de alfabetização digital; cursos e oficinas na modalidade Ensino a Distância (EaD); games; redes sociais; booktubers; acervos digitais, etc

>Interação entre biblioteca e escola: Práticas desenvolvidas visando o estreitamento das relações entre bibliotecas públicas, espaços de leitura, grupos organizados e escolas, tendo como objetivo a formação de leitores. Exemplos: programas de extensão da biblioteca desenvolvidos em escolas públicas; parcerias para qualificação de acervos e serviços de bibliotecas escolares; competições e eventos estudantis; capacitação de professores, etc.

>Jovens leitores e a biblioteca: Programas e projetos oferecidos com e para adolescentes e jovens adultos, favorecendo o diálogo desse público com a leitura e biblioteca. Ações, estratégias e programas de leitura para retenção de leitores jovens adultos. Exemplos: saraus literários e musicais; coletivos literários; palestras e debates com assuntos de interesse; acervos e serviços dedicados; apoio à inserção no mercado de trabalho; formas de colaboração dos jovens na biblioteca; ações de mediação desenvolvidas para ou por adolescentes e jovens, etc.

>Mediação cultural: Ações que promovam a aproximação entre o público das bibliotecas e os bens culturais. Exemplos: exposições; teatro; exibição de filmes; música; palestras e debates; projetos articulados com outras instituições culturais; promoção do patrimônio histórico; ações em prol da preservação da memória local, etc.

>Mediação de leitura: Experiências que favoreçam a interação entre leitores, livros e práticas de leitura. Exemplos: hora do conto; rodas de leitura; saraus; oficinas de criação literária; formação de contadores de história; clubes de leitura, etc.

>Sustentabilidade, parcerias e captação de recursos: Como as bibliotecas, espaços de leitura e grupos organizados têm promovido suas ações para destacar seu papel na comunidade e se articulado com a administração pública e a outras instituições da sociedade civil em busca da qualificação de seus serviços. Exemplos: campanhas de mobilização pela leitura e biblioteca; formação de associações e sociedades de amigos da biblioteca; parcerias operacionais; voluntariado; projetos de marketing; projetos desenvolvidos com recursos de editais e outros mecanismos de captação, etc.

> Serviços e programas de extensão da biblioteca: Ações extramuros que atuem na promoção das atividades da instituição para além de seu espaço físico. Exemplos: disponibilização de acervo em diferentes espaços da cidade; book crossing e troca-livros; feiras literárias; biblioteca volante, ônibus ou biblioteca; atividades de mediação de leitura fora do espaço da biblioteca; itinerância de exposições; empréstimo em domicílio, etc.

Soluções para ambientes em bibliotecas: Projetos que colaborem para a dinamização do espaço físico da biblioteca. Exemplos: projetos de reforma e criação de novas bibliotecas; readequação de mobiliários e decoração; projetos de comunicação visual; propostas para melhoria do conforto do usuário; novos métodos para disponibilização dos acervos, etc.

Voluntariado: ações para promover a participação de voluntários em atividades internas e externas da biblioteca. Exemplos: professores que oferecem cursos gratuitos; profissionais que prestam serviços à biblioteca ou fazem oficinas para ensinar ofícios aos usuários; contadores de histórias ou grupos teatrais; músicos, poetas e mediadores de leitura etc.