A personagem Maria foi eleita patrimônio cultural imaterial da Paraíba: Maria Espirituosa – ou simplesmente Maria –, criação do artista pessoense Henrique Magalhães, foi objeto deste reconhecimento a partir da Lei nº 13.343, de autoria da deputada estadual Cida Ramos e sancionada pelo governador João Azevedo. A matéria foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), no dia 27 de agosto.
Maria está próxima a completar 50 anos. A personagem Maria surgiu no bojo da cultura alternativa, cultura de resistência a um contexto político de exceção. Sua fonte de inspiração foi a efervescência política e social do país, que lhe deu um caráter político semelhante à charge, no início de sua criação. As primeiras tiras da personagem traziam o grito contra o cerceamento político e intelectual, mas também a crítica às desigualdades sociais e aos costumes conservadores arraigados.
Sobre seu criador
Henrique Paiva de Magalhães (João Pessoa, 17 de agosto de 1957) é um professor da Universidade Federal da Paraíba, doutor em Sociologia pela Universidade Paris VII, desenhista, editor e pesquisador de história em quadrinhos brasileiro. Henrique Paiva de Magalhães é membro Honorário da ASPAS.
Conheça mais sobre Maria, e outras produções de Henrique Magalhães clicado aqui.
FONTES:
Wikipédia
Periódico A União (Paraíba)
Marca de Fantasia
Nenhum comentário:
Postar um comentário