Publicações

A ASPAS estreou como editora no ano de 2015 com o o objetivo de divulgar pesquisas sobre arte sequencial realizadas por seus associados. Além de nossas produções constam abaixo as publicações realizadas em outras editoras (ou de forma independente) por nossos membros.

Publicações ASPAS

O SABER EM QUADRINHOS: PESQUISA, PRÁTICAS E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS 
VOL 01

Sabrina da Paixão Brésio
Nataniel dos Santos Gomes
(organizadores)

O presente dossiê reúne trabalhos acadêmicos produzidos para o VI Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial, promovido pela Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) em parceria o Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), realizado na modalidade on-line em novembro de 2022. O VI FNPAS celebrou a efeméride de 10 anos de ambos os grupos. 
Acesse gratuitamente clicando aqui.





O SABER EM QUADRINHOS: PESQUISA, PRÁTICAS E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS 
VOL 02

Sabrina da Paixão Brésio
Nataniel dos Santos Gomes
(organizadores)

 Esta publicação marca, para além da longevidade de iniciativas de pesquisa acadêmica, a relevância e alcance da produção de conhecimentos sobre, com e em quadrinhos no país. Incorporando escopo teórico bem como relatos de práticas de ensino e criação, os textos aqui disponibilizados demonstram o rol temático, a transdisciplinaridade e a amplitude que as HQ alcançam, sua diversidade temática, e a descentralidade dos estudos, que abarcam pesquisadores, artistas e docentes de Norte a Sul do país. Acesse gratuitamente clicando aqui.


O TEMPO NOS QUADRINHOS

Cátia Ana B. Silva

"O tempo nos quadrinhos" reúne a produção gráfica de Cátia Ana B. Siva, realizada a partir de seu mestrado no Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás, defendido em 2019. Explorando a linguagem dos quadrinhos, a autora investiga como se dá a representação do tempo nas narrativas literárias e gráficas.
 
Acesse gratuitamente aqui.


  


QUADRINHOS E CONEXÕES INTERMÍDIAS
Vol. 02

Attila de Oliveira Piovesan
Gustavo Montalvão Freixo
Maiara Alvim de Almeida
Natania A. Silva Nogueira
Sabrina da Paixão Brésio
Valéria Aparecida Bari
(Organizadores)

Segundo volume da coletânea de artigos e ensaios derivados das apresentações realizadas durante o o V Entre Aspas, ocorrido em 2021. Com 12 textos que versam desde quadrinhos na sala de aula em diversos contextos e disciplinas; relações de produção de hq nas redes sociais e saúde, aspectos do jornalismo em quadrinhos, materialidades dos quadrinhos em tiras e fanzines. Acesse gratuitamente aqui.


QUADRINHOS E CONEXÕES INTERMÍDIAS
Vol. 01

Attila de Oliveira Piovesan
Gustavo Montalvão Freixo
Maiara Alvim de Almeida
Natania A. Silva Nogueira
Sabrina da Paixão Brésio
Valéria Aparecida Bari
(Organizadores)

Coletânea de artigos e ensaios derivados das apresentações realizadas durante o o V Entre Aspas, ocorrido em 2021. Com 13 textos que versam desde quadrinhos e educação até relações com a História, as Artes Visuais, memória, representatividade e transmidialidade, dentre outros temas. 
Acesse gratuitamente aqui.


DO LAZER AO FAZER: AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA ESCOLA

Maiara Alvim de Almeida
Nataniel dos Santos Gomes
Natania A Silva Nogueira
(Organizadores)

O livro "Do lazer ao fazer: as histórias em quadrinhos na sala de aula", reúne textos de diversos autores/pesquisadores, direcionados a professores da educação básica. A obras foram pensadas como uma contribuição da ASPAS e seus associados para a prática diária de professores de todos os anos da educação básica, dentro de diversas disciplinas.

A ASPAS acredita no potencial dos quadrinhos como ferramenta de ensino e entende que é preciso oferecer aos professores suporte prático e teórico para que eles possam melhor utilizá-los em sala de aula. O livro conta com  prefácio de Henrique Magalhães e capa de Catia Ana Baldoino. Ele está dividido em treze capítulos, inclusive com contribuição de autores argentinos, com textos sobre ensino religioso, educomunicação, gibitecas, cultura pop, matemática, entre outros. Faça o download do livro, clicando aqui

IMAGEM, PESQUISA E CRIATIVIDADE: OS QUADRINHOS COMO VETORES DE CONHECIMENTO

Amaro Xavier Braga Junior
Natania Aparecida da Silva Nogueira
Caetano Galindo Borges
(Organizadores)

Trate-se de uma coletânea de texto publicados durante os encontros promovidos pela nossa associação, trazendo temas que variados e que abarcam diversas áreas do conhecimento. Além dos organizadores, participam da coletânea: Lucas Almeida de Melo/ João Paulo Ovidio, Lucas Nagem de Souza, Daniela Marino, Sara Gaspar, Edgar Franco e Danielle Barros Silva Fortuna A obra está dividida em sete capítulos, com prefácio de Nataniel dos Santos Gomes e pode ser acessada gratuitamente clicando aqui!

 

SEXUALIDADE, GÊNERO E FEMINISMO NOS QUADRINHOS

Amaro X. Braga Jr
Natania A. Silva Nogueira
(Organizadores)

Lançada em agosto de 2020, é uma coletânea de artigos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, abordando os temas da sexualidade e gênero em diferentes perspectivas dentro das histórias em quadrinhos. Com 10 capítulos “São textos que perpassam várias realidades, com quadrinhos produzidos em países como França, Japão, Estados Unidos, Suécia e Chile. É uma obra que conta com a colaboração de autores nacionais e estrangeiros, alguns deles sendo traduzidos e publicados pela primeira vez no Brasil, como Trina Robbins e Fredrick Strömberg. O prefácio é de Sonia Luyten, uma das pioneiras nos estudos sobre quadrinhos no Brasil.”, como pontua a co-organizadora Natania Nogueira.
Para ter acesso gratuito ao livro, clique aqui. 

 

ARTE SEQUENCIAL EM PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR

 Iuri Andréas Reblin
Marcio dos Santos Rodrigues
(Organizadores)

Primeira publicação da ASPAS, o livro reúne os textos que foram discutidos e apresentados no 1º Entre ASPAS – Encontro da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial. O Entre ASPAS foi realizado entre os dias 22 e 24 de maio de 2013, na cidade de Leopoldina, pertencente à Zona da Mata Mineira, e pesquisadores e pesquisadoras, estudantes, docentes de campos de saber distintos e de diferentes localidades do país para compartilhar pesquisas, trabalhos e experiências e promover o debate de temas e abordagens a respeito da arte sequencial. Os textos que apresentamos reúnem alguns dos trabalhos apresentados nas palestras e nas oito mesas do evento (distribuídas em dois grupos de Trabalho), e inauguram a “Série ensaios acadêmicos”. Essa série apresentará, com regularidade, sempre trabalhos de pesquisas gestados dentro do âmbito dos encontros promovidos pela Associação. O livro está disponível em versão impressa e digital e pode ser acessado gratuitamente clicando aqui! 

 

RELIGIOSIDADE NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Amaro X. Braga Jr
Iuri Andréas Reblin
(Organizadores)

As histórias em quadrinhos possuem, além de uma dimensão artística e midiática, uma dimensão social. Entre as suas histórias é possível encontrar pessoas, lugares, práticas e acontecimentos que retratam e resgatam uma boa parte dos acontecimentos sociais e representam visualmente circunstâncias sócio-históricas e político-culturais das mais diversas. A religiosidade é uma expressão humana que se refere à busca por um sentido de viver e morrer, envolvendo a dimensão da transcendência, e que adquire contornos em práticas, em ditos e ritos e em sistemas de crenças. Estes, por sua vez, referem-se a uma forma institucionalizada da religiosidade, a religião. Tanto a religião quanto as diferentes formas de religiosidades que permeiam a vida humana resultam das diversas maneiras do ser humano se entender no mundo, de organizá-lo para nele viver. São, portanto, culturais e sociais e são, em variadas escalas, manifestação do universo simbólico cultural humano. Esse universo de significados e sentidos é o meio pelo qual a vida humana se dá e é o meio pelo qual ela é possível. Logo, as mais diferentes produções humanas, bens artístico-culturais, tratam retratos deste universo. Assim, o proposto desta coletânea reside na provocação do exercício de olhar para bens artístico-culturais específicos, neste caso, às histórias em quadrinhos, a fim de investigar e perceber de que maneira os aspectos e as características atinentes às religiosidades encontram eco em suas narrativas. Em outras palavras, o que propusemos foi reunir as ações de pesquisadores e pesquisadoras que resolveram captar as diferentes religiosidades através das histórias em quadrinhos. O livro possui versão impressa e digital e pode ser acessado gratuitamente clicando aqui!


AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A HISTÓRIA: PRÁTICAS QUE ULTRAPASSAM FRONTEIRAS.

Natania A. Silva Nogueira

As Histórias em Quadrinhos e a Escola é o resultado de 12 anos trabalhando com o uso dos quadrinhos na sala de aula. É um livro criado para os profissionais docentes, que muitas vezes não dispõem de material de apoio para desenvolver seu trabalho junto aos alunos. Buscando fugir de uma linguagem acadêmica, a obra procura trazer aos profissionais do ensino elementos que lhes permitam trabalhar com quadrinhos de forma simples e eficiente. Há exemplos de trabalhos bem-sucedidos que podem ser reproduzidos ou adaptados às necessidades da escola e da disciplina. Quais conteúdos podem tirar proveito do material? Todos, sem exagero. Os quadrinhos podem ser utilizados em todos os anos da educação básica, nas aulas de História, Geografia, Ciências, Matemática e muitas outras disciplinas. Parafraseando as palavras de Flávio Calazans, o limite está apenas na criatividade do professor.
 

 

 VAMOS FALAR SOBRE QUADRINHOS?
 
Iuri Andreas Reblin
Renato Ferreira Machado
Gelson Weschenfelder (org)

As histórias em quadrinhos, bem como outras produções que podemos incluir numa compreensão ampliada do conceito de “arte sequencial”, como as animações, os filmes e até mesmo enredo de games, são expressões de uma cultura em convergência constante de e em nosso tempo, no qual narrativas se entrecruzam, transitam por diferentes mídias, adaptam-se, transformam-se e transvestem-se de diferentes roupagens, adquirindo uma espécie de “status” no mundo “real”. O presente livro discute itinerários da cultura pop e suas distintas expressões mediadas aqui, especialmente, pelas histórias em quadrinhos, enquanto produção, bem artístico-cultural de nosso tempo. “Vamos falar sobre quadrinhos?” é fruto do I Colóquio Regional Sul em Arte Sequencial, ensejado e realizado anualmente pelo Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Arte Sequencial, Mídias e Cultura pop, vinculado à Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS), ao PPG da Faculdades EST, com parceria institucional do UNILASALLE. O evento visa reunir pesquisadores e pesquisadoras, docentes e discentes que têm se ocupado com o estudo da arte sequencial nas mais diferentes áreas do saber, e ser um espaço de socialização de pesquisas, buscando um mapeamento das pesquisas e de pesquisadores e pesquisadoras da região sul, ultimando a articulação de um grupo contínuo de discussão, em sintonia com a proposta da ASPAS. O livro pode ser acessado gratuitamente clicando aqui!

A ARTE DOS QUADRINHOS
 
Edgar Franco
Catia Ana Baldoíno
(organizadores)

A publicação reúne textos que resultaram de pesquisas apresentadas durante o III Fórum de Pesquisadores em Arte Sequencial, realizado em 2016, pela Associação Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) em parceria com o Grupo de pesquisa Criação e Ciberarte (UFG), contando com o apoio do Programa de Pós Graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. o III FNPAS teve como tema “A Arte dos Quadrinhos”. Esse volume é um documento da diversidade de temas que compõe o amplo espectro da pesquisa dos quadrinhos no Brasil na contemporaneidade. O livro pode ser acessado gratuitamente clicando aqui!



VAMOS FALAR SOBRE CULTURA POP? RETRATOS TEÓRICOS A PARTIR DO SUL
 
Iuri Andreas Rebin
Ruben Marcelino Bento da Silva
Paulo Felipe Teixeira Almeida
(Organizadores)

As reflexões, as pesquisas e os ensaios aqui apresentados foram originalmente debatidos no II Colóquio Regional Sul em Arte Sequencial, ocorrido no dia 15 de outubro de 2016. Os textos do II Colóquio Regional Sul em Arte Sequencial foram organizados em dois livros complementares. Este, “Vamos falar sobre cultura pop?”, que concentra textos que versam sobre interfaces midiáticas, adaptações e possibilidades da cultura pop e da arte sequencial. Os textos que compõe este livro, portanto, são reflexões de pessoas pesquisadoras de diversas áreas do saber, de distintas partes do país e etapas diferentes de investigação científica, o que dá a esta coletânea um caráter único, multifocal. O livro pode ser acessado gratuitamente clicando aqui!


VAMOS FALAR SOBRE GIBIS? RETRATOS TEÓRICOS A PARTIR DO SUL

Iuri Andréas Rebin
Larissa Tamborindenguy Becko
Carolina Bittencourt da Costa
(Organizadores)

As reflexões, as pesquisas e os ensaios aqui apresentados foram originalmente debatidos no II Colóquio Regional Sul em Arte Sequencial, ocorrido no dia 15 de outubro de 2016. Os textos do II Colóquio Regional Sul em Arte Sequencial foram organizados em dois livros complementares. Este, “Vamos falar sobre gibis?”, compreende textos que versam sobre interfaces hermenêuticas da arte sequencial. Os textos que compõe este livro, portanto, são reflexões de pessoas pesquisadoras de diversas áreas do saber, de distintas partes do país e etapas diferentes de investigação científica, o que dá a esta coletânea um caráter único, multifocal. O livro pode ser acessado gratuitamente clicando aqui!


ARTE SEQUENCIAL E SUAS SARJETAS METODOLÓGICAS
 
Iuri Andreas Reblin
Natania A S Nogueira
(Organizadores)

Sarjeta: aquele espaço clássico entre os quadrinhos de uma história em quadrinhos, normalmente utilizado para separar um frame de outro, um quadro de outro. Lugar desprezado, que ninguém dá atenção.
A sarjeta é o lugar onde tudo acontece. É lá que a imaginação mistura e combina as cenas e dá um sentido à narrativa. Invisível ou não, suprimida ou não, a sarjeta, clássica ou contemporânea, delineada ou intencionada, é a imaginação em funcionamento no ato de ler e interpretar uma história. E é nesta direção que o título deste livro revela seu propósito: indicar exercícios metodológicos imaginativos – de diferentes áreas do conhecimento – no ato de ler e interpretar uma história em quadrinhos. As reflexões contidas neste livro foram ensejadas nos encontros da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) e visam fornecer arcabouços epistemológicos interdisciplinares para estudos sobre esse fenômeno cultural, artístico, linguístico complexo e simultaneamente fascinante que é a arte sequencial e, nela, as histórias em quadrinhos. Para acessar o livro gratuitamente, clique aqui!



ARTE SEQUENCIAL E SEUS MULTIVERSOS CONCEITUAIS
 
Iuri Andreas Reblin
Natania A S Nogueira
(Organizadores)

Multiverso: realidades alternativas, dimensões paralelas, versões múltiplas de nós mesmos, oceano de possibilidades. No campo da ficção, os multiversos funcionam como recurso narrativo quer seja para justificar lapsos em linhas de tempo, quer seja para realizar licenças poéticas em mitologias e narrativas canonizadas, quer seja para... quaisquer outros exercícios criativos. No campo da epistemologia, pensar em multiversos é pensar interdisciplinarmente, quiçá de maneira transdisciplinar. É perceber que não há um universo, um único verso (discurso, prosa, estamento), mas múltiplas maneiras de se perceber, explorar, descobrir, compreender e afirmar a realidade, a vida social cotidiana, a cultura e suas expressões. Toda produção cultural e artística é um multiverso de sentido. Para acessar o livro gratuitamente, clique aqui!



MÁSCARAS - ESTUDOS NARRATIVOS DE ARTE SEQUENCIAL
 
Marcelo Bolshaw Gomes

Máscaras é um livro sobre vários aspectos das história em quadrinhos de super-heróis e metodologia de análise semiótica e discursiva, formado por vários artigos publicados nas revistas acadêmicas Imaginário (UFPB) e Nona Arte (USP): a dupla identidade; representações modernas do sagrado, do profano e do feminino; os diferentes tipos de vilões das narrativas. Mais do que um guia ou manual de como fazer análises de quadrinhos, o livro pretende ser um exemplo de como pode se podem extrair teorizações a partir das narrativas gráficas sequenciais.

O autor, Marcelo Bolshaw Gomes, é doutor em ciências sociais e professor do Programa de Pós Graduação em Estudos da Mídia da UFRN. Lançamento da ASPAS de 2019.

O livro pode ser acessado gratuitamente clicando aqui!

 

 

KLIMT EM QUADRINHOS

Cátia Ana Baldoino da Silva
(org.)

Este e-book contem as histórias desenvolvidas durante o minicurso de extensão Conhecendo e produzindo Histórias em Quadrinhos, realizado na Faculdade de Artes Visuais da UFG em julho de 2019, com apoio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFG (PROEC) e da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS). A turma foi composta por participantes da comunidade interna e externa da universidade. Todas as narrativas aqui reunidas partem da mesma premissa, proposta como exercício de criação durante o minicurso: a partir do quadro O beijo, de Gustav Klimt, construir uma pequena história, utilizando-o como ponto de partida, clímax ou desfecho. São releituras e desconstruções diversas, cada qual no estilo próprio de cada autor. Clique aqui para acessar o livro.



Outras Publicações com o selo da ASPAS


MULHERES E ARTE SEQUENCIAL: ELAS PESQUISAM, ELAS PRODUZEM

Danielle Barros Silva Fortuna
Maiara Alvim de Almeida
Cátia Ana Baldoino da Silva
Nataly Costa Fernandes Alves
(organizadoras)

Este dossiê é uma parceria entre a ASPAS e o Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da UFG, compondo o volume 16 da Coleção Desenredos. O e-book, publicado sob o selo CEGRAF-UFG, propõe-se em registrar e divulgar as pesquisas e produções de mulheres, mesclando os dois conteúdos num tecido múltiplo de expressões. Os textos foram compostos por pesquisadoras da ASPAS  e as HQs foram gentilmente cedidas por suas autoras, através de uma chamada pública. Clique aqui para acessar o livro.  



O PLANETA DIÁRIO: RODAS DE CONVERSA SOBRE QUADRINHOS, SUPER-HERÓIS E TEOLOGIA
 
Iuri Andréas Reblin

O livro Planeta Diário: rodas de conversa sobre quadrinhos, super-heróis e teologia é uma obra autoral, despretensiosa que reúne as principais entrevistas concedidas pelo prof. Dr. Iuri Andréas Reblin sobre quadrinhos e teologia a diferentes profissionais, entre jornalistas e intelectuais, com a intenção de aproximar o debate sobre a nona arte a distintos círculos e torná-lo acessível a pesquisadores e fãs da arte sequencial. Assim, o livro aborda perguntas como "Qual a relação entre teologia e super-heróis?"; "Como se dá a relação entre religião, quadrinhos e cultura?"; "Qual é o super-herói brasileiro criado nos Estados Unidos mais fiel ao contexto brasileiro?"; "É possível dizer que grande parte da indústria do entretenimento se apoia o trabalho de Stan Lee?"; "Qual é o futuro da pesquisa sobre quadrinhos no Brasil?" Trata-se, pois, de uma obra autoral, acadêmica, sem fins lucrativos, com download gratuito no ISSUU e que conta com o belíssimo traço de Savio Roz.  O livro pode ser acessado gratuitamente clicando aqui!
 

 

QUESTÕES DE SEXUALIDADE NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
 
Amaro X. Braga Jr (org)

O livro, publicado pela Editora da Universidade Federal de Alagoas, reúne as pesquisas feitas por diversos investigadores de quatro regiões do Brasil enfocando questões de sexualidade em diversos gêneros de HQ: mangá, comic e nos gibis. A coletânea é organizada pelo sociólogo e professor da Universidade Federal de Alagoas, Amaro Braga. Os artigos são uma análise das representações das identidades sexuais nos quadrinhos, discutindo os limites entre identidade sexual, pornografia e erotismo, tanto nos quadrinhos norte-americanos de super-heróis, passando pela diversidade de identidades sexuais dos mangás até os quadrinhos independentes e brasileiros. A análise apresenta estudos enfatizando não apenas a eroticidade, mas sobretudo, a homossexualidade masculina e feminina nestas HQs, além de discutir os limites que os quadrinhos fazem entre violência, sexualidade e perversão. A capa do livro foi produzida pelas desenhistas alagoanas do Studio Pau-Brasil Mariana Petróvana (Mari Youko Sama) e Janaína Araújo, homenageando os mangá Yaoi, um dos temas de estudo da coletânea. A coletânea foi aprovada em edital público de avaliação pela Editora da UFAL e conta com o apoio da ASPAS – Associação dos Pesquisadores de Arte Sequencial. Este ano, ainda está previsto a continuação do estudo, o volume 2, intitulado: “Representações do Feminino nas Histórias em Quadrinhos” voltado para os estudos sobre gênero social nas HQs.

 

GÊNERO E SEXUALIDADE NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
 
Amaro Xavier Braga Jr.
Valéria Fernandes da Silva (org)

Tema: Vol1 - Representações do Feminino nas Histórias em Quadrinhos. 242p. A coletânea analisa como as questões de gênero estão sendo trabalhadas nos quadrinhos. concentra-se na representação dos papeis femininos dos quadrinhos infantis nacionais (como a mônica) e internacionais (como em mafalda); passando pelos quadrinhos de superheróis e so surgimento da superheroína nos comics, dos papeis femininos e as representação de personagens femininas nos mangás shonen e shojo até as publicações autobiográficas undergrounds que destacam o papel da mulher no irã e nos quadrinhos feministas norte-americanos. Vol2 - Questões de Sexualidade nas Histórias em Quadrinhos. 177 p. O trabalho analisa a representação as identidades sexuais nos quadrinhos. discutindo os limites entre pornografia e erotismo, tanto nos quadrinhos norte-americanos de super-heróis, passando pela diversidade de identidades sexuais dos mangás até os quadrinhos independentes e nacionais. A análise apresenta estudos sobre o lesbianismo,a pesar do foco maior ser a homossexualidade masculina. Analisa as relações que os quadrinhos fazem entre violência, sexualidade e perversão.


Série “quadrinhos e educação”

Compilados de artigos temáticos, incluindo trabalhos de associados. As publicações são impressas desde 2015 em parceria com a Faculdades dos Guararapes (PE).

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS E ANÁLISES DE PUBLICAÇÕES
 
Amaro Xavier Braga Jr.
Thiago Modenesi (org)

Primeiro volume de uma série de artigos compilados em áreas temáticas afins, organizados pelos professores Amaro Braga e Thiago Modenesi, inclui 12 artigos de pesquisadores de diferentes localidades do Brasil. Divide-se em Relatos de experiencias e Análises de publicações.







 

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

Amaro Xavier Braga Jr.
Thiago Modenesi (org)

Este segundo volume aborda as experiências com procedimentos didáticos envolvendo HQs. Lançado durante as 3as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos na Universidade de São Paulo, em 2015, o novo volume conta com a presença de autores de várias universidades brasileiras, além de artigos de pesquisadores uruguaios e peruanos. Seu enfoque se dá nos debates acerca da relação dos quadrinhos com os procedimentos didáticos na sala de aula, apresentando relatos de experiências, conjunto de práticas e análises teóricas, partindo de ações desde o ciclo básico até o ensino superior.




FANZINES, ESPAÇOS E USOS PEDAGÓGICOS
 
Amaro Xavier Braga Jr.
Thiago Modenesi (org)

O terceiro volume organiza-se em três blocos temáticos. O primeiro concentrou uma série de artigos que descrevem a relação que as HQs têm com o universo de produção do fanzine – aquelas publicações artesanais que circulam em diversos ambientes, mas, principalmente, os chamados alternativos, sobre temas mais diversos e cuja linguagem das HQs é uma base comum. O segundo bloco avalia os espaços pedagógicos das HQs, tanto aqueles relativos ao espaço interno da unidade escolar (sala de aula), quanto àqueles que, longe da escola, se tornam espaços de recepção dos escolares. O último bloco concentra suas análises nas potencialidades de uso pedagógico das publicações de histórias em quadrinhos. São relatos e análises que privilegiam obras em específico e enfatizam seus usos educacionais.


EXPERIÊNCIAS DOCENTES, INFERÊNCIAS PEDAGÓGICAS E ANÁLISES DE POLÍTICAS PÚBLICAS 

Amaro Xavier Braga Jr.
Thiago Modenesi (org)

O quarto volume traz artigos de professores, estudantes e pesquisadores de quadrinhos e educação de todo o Brasil. O livro está dividido em um primeiro bloco de Experiências Docentes com 5 artigos de 10 autores e um segundo bloco chamado Inferências Pedagógicas e Análises de Políticas Públicas com 6 artigos de 11 autores







Demais publicações

Aqui divulgamos obras de associados e associadas, que apoiamos e que estão disponíveis gratuitamente!


ANIMANDO AS MANGAS II: LINGUAGEM, RELIGIÃO, MANGÁS E ANIMÊS

Nataniel dos Santos Gomes; Leonardo Gonçalves de Alvarenga (Orgs.)

Clique aqui para baixar o ebook.







QUADRINHOS, LINGUAGEM E RELIGIÃO DIÁLOGOS (IM)POSSÍVEIS

Nataniel dos Santos Gomes; Leonardo Gonçalves de Alvarenga (Orgs.)


Clique aqui para baixar o ebook.





CONVERSAS SOBRE LITERATURA INFANTOJUVENIL E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: INTERSECÇÕES (IM)POSSÍVEIS


Nataniel dos Santos Gomes; Regina Michelli (Orgs.)

Clique aqui para baixar o ebook.





MULHERES & QUADRINHOS: UNIVERSIDADE

Dani Marino; Laluña Machado (org.)

A coletânea deriva da obra Mulheres & Quadrinhos, livro lançado na CCXP19 que reúne 120 autoras em 500 páginas. Disponibilizado em formato e-book gratuitamente pela editora Skript, inclui ensaios e trabalhos acadêmicos de pesquisadoras e quadrinistas brasileiras e pode ser acessada neste link.






ISTO É UM TRABALHO PARA... OS QUADRINHOS: REFLEXÕES POR TRÁS DOS BALÕES

Nataniel dos Santos Gomes
Vanderlis Legramante Barbosa
Dagmar Vieira Nogueira

São muitos os possíveis percursos que podem ser seguidos quando se tem em mãos uma obra em quadrinhos. A direção vai desde uma leitura ingênua, despreocupada, voltada para o entretenimento, até as tessituras presentes por de trás dos balões de narrativas exigentes e carregadas de significações. Esta coletânea está voltada para a análise e discussão de questões pertinentes, sugeridas por meio de leituras que buscam, além do verbal e do imagético, trazer à tona reflexões acerca de diversas áreas e temas, aproximando, assim, a leitura dos quadrinhos às questões relacionadas às humanidades.
O livro pode ser acessado gratuitamente clicando aqui.



ANIMANDO AS MANGAS – ENSAIOS SOBRE ANIMES E MANGÁS

Ravel Giordano Paz
Nataniel dos Santos Gomes
Matheus Nascimento
(orgs.)

O presente livro é um esforço para popularizar os estudos acadêmicos dos quadrinhos, em especial os mangás e os animes. A palavra mangá se refere às histórias em quadrinhos produzidas no Japão. Este tipo de produção literária encontrou grande aceitação no Brasil. Em geral, os mangás contam aventuras heroicas, não raro, acontecidas em um passado glorioso, mas idealizado. Já o anime, animações japonesas, é um setor da cultura deste país reinventa modos de ser por meio da sua indústria dos personagens.
O livro pode ser acessado gratuitamente clicando aqui.



OLHARES SOBRE OS TEXTOS: VERBAL E NÃO VERBAL - JORNADA 4

Nataniel dos Santos Gomes
Ruberval Franco Maciel
Vanderlis Legramante Barbosa
(orgs.)

A coletânea de textos apresentadas neste livro é fruto da 4ª Jornada do SELEPROT - olhares sobre o texto verbal e não verbal, que apresentou discussões sobre as seguintes temáticas:
1) A leitura de textos verbais e não verbais como possibilidade de acesso a diferentes informações;
2) A finalidade dos gêneros discursivos em estudo;
3) O sentido de uma palavra ou expressão nas frases analisadas;
4) A dinâmica de cada linguagem na produção de sentido;
5) As manifestações culturais na perspectiva dos textos dos estudantes;
6) A linguagem como instrumento de construção da cidadania.
O livro pode ser acessado gratuitamente clicando aqui.