2020 - III ASPAS Norte

 


O Aspas Norte – Congresso de Quadrinhos da Região Norte – encara os desafios da pandemia e segue para terceira edição em um formato virtual. Com o objetivo de estimular a pesquisa sobre quadrinhos e cultura pop na região norte, o congresso é realizado desde 2018 na cidade de Macapá. Neste ano, as apresentações dos trabalhos selecionados serão online.

Confira os trabalhos aprovados para apresentação nessa edição:


CONTRAMÁQUINA: Processos criativos e narrativos

Produzido por Otoniel Lopes De Oliveira Junior, da Universidade Federal do Pará (UFPA), a apresentação demonstrará os processos de produção, roteiro e desenho do sistema de quadrinhos – como proposto pelo pesquisador e teórico de quadrinhos, Groensteen – do projeto de ficção científica autoral em quadrinhos Contramáquina, o qual discutirá a distopia de sociedades autocráticas, proposto pelo filósofo Ranciére, a partir da formação de uma microfísica do poder e a inevitável insurreição dos saberes sujeitados fundamentado pelo filósofo Foucault. O trabalho também vai expor a influência estética para os desenhos, intencionados pelo autor como referência (Akira de Katsuhiro Otomo 1985, Mundo de Edena de Moebius 1992), bem como a da narrativa e do roteiro (Garcia Marques, Guimarães Rosa).


LOVE AND ROCKETS: da paixão ao profissionalismo

Love and Rockets é a revista produzida pelos irmãos Gilbert, Jaime e Mario Hernandez foi uma das publicações que a editora americana Fantagraphics Book, fundada em 1976, alcançou um sucesso de público e crítica. Fundada em 1982, os autores da revista não tinham altas expectativas acerca de sua divulgação, em razão de não existir um mercado de quadrinhos específico para o que faziam, assim como não havia um mercado de títulos mensais e/ou regulares com artistas que queriam explorar o potencial de HQs adultas e realistas.

Rafael Senra Coelho, professor do Departamento de Letras da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), busca analisar o caso da revista Love and Rockets e discorre sobre as premiações e boas críticas que seus criadores tem angariado ao longo de décadas.


TEORIA CULTURAL: A ASCENSÃO DO K-POP E OS IDOLS COMO OLIMPIANOS –

O artigo elaborado por Mayra Carvalho, graduanda em Jornalismo na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), estuda a relação entre a Teoria da Indústria Cultural do filósofo francês Edgar Morin e o Korean Pop (K-pop), com foco nos Idols como “Olimpianos” em relação à projeção-identificação do fã com o Idol. A pesquisa teve por objetivo definir a relação identificatória do fã para com o artista e como os astros do K-pop tendem a influenciar socioeconomicamente os fãs brasileiros.


O MUNDO DE AISHA EM 2020: O REVÉS DA REVOLUÇÃO SILENCIOSA DAS MULHERES NO IÊMEN DIANTE DA GUERRA CIVIL IEMENITA —

O Mundo de Aisha mostra a situação das mulheres no Iêmen e a luta por direitos em um país onde elas são obrigadas a se casarem ainda meninas, quando não escravizadas, violentas e por vezes até assassinadas. Ugo Bertottique, autor da graphic novel, publicou uma reportagem em quadrinhos intitulada “Femmes du Yémen” na revista francesa XXI, no ano de 2012, e fala de uma revolução silenciosa promovida pelas mulheres que estava em curso até aquela data.

O trabalho produzido por Tiago Luedy, professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), propõe uma releitura do quadrinho “O Mundo de Aisha” atualizado para os dias atuais a partir dos desdobramentos da Guerra Civil Iemenita, com finalidade em verificar a situação dos direitos das mulheres nesse país que é um dos mais desiguais em termos de gênero no mundo hoje.


INDÚSTRIA CULTURAL E RACISMO: Tulsa em Watchmen da HBO:

O artigo feito por Wellingta Josyane Siqueira Macêdo, da Universidade Federal do Pará (UFPA), analisa os enunciados sobre uma parte da história real da cidade de Tulsa como retratada dentro da série Watchmen (2019) de Damon Lindelof, adaptada e inspirada do livro em quadrinho homônimo de Alan Moore e Dave Gibbons (1985).

O episódio conhecido como massacre da Wall Street Negra será visto como uma dimensão narrativa de metalinguagem histórica a partir do acontecimento, na França, utilizando as ferramentas da análise do discurso, proposta pelo filósofo Foucault. O texto também propõe debater os aspectos que levam uma sociedade a utilizar a necropolítica como uma teia de aranha tecida e ramificada para diversos campos, notadamente o econômico e o artístico e a relevância discursiva do retorno desse enunciado em uma série prenunciado o movimento iniciado em 2020 chamado Black Lives Matter.


A ZOOLOGIA PRESENTE NA HQ CHILENA MAMPATO

Criado em 1968, Mampato é uma HQ chilena que narra aventuras de um menino que, após salvar um alienígena e ajudá-lo em seu planeta natal, obtém um cinturão que permite viagens no tempo e espaço – usando esse objeto, Mampato viaja por várias épocas da história da Terra.

No trabalho de Elidiomar Ribeiro da Silva, professor do Instituto de Biociências da UNIRIO, foram inventariadas as menções a animais nas dez primeiras revistas do título. Diversas situações zoológicas interessantes foram retratadas, como os padrões de distribuição biogreográfica e a presença de muitos animais selvagens e domésticos comuns. Há também invertebrados em grande quantidade, além de animais pré-históricos que também são destacados. Possivelmente por ser uma revista chilena, há efetiva presença de espécies da fauna sul-americana, muitos deles com ocorrência registrada no Brasil. O autor esclarece que em tempos de negacionismo científico, revistas como Mampato podem ser ferramentas úteis para se popularizar a Zoologia, familiarizando os leitores com animais, especialmente aqueles pouco conhecidos. Isso se converte mais um instrumento para se falar da importância da preservação da biodiversidade.


O REVANCHISTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

O trabalho é um relato de experiência que analisa o processo de produção do álbum de quadrinhos O Revanchista, de autoria de Jefferson Nunes (roteiro) e Alexandre Mattos (desenhos), da Universidade Federal do Pará (UFPA). O personagem principal, cujo o nome brinca com o apelido dado às pessoas que cobram punição aos crimes do regime, é apenas uma âncora que une histórias de pessoas comuns, conspirações sob o período ditatorial de 21 anos, focando principalmente os conturbados últimos dias do regime. A aparência violenta do personagem é apenas para confundir o leitor e o fazer mergulhar em pequenos dramas numa narrativa estilo Eisner.


FILOSOFIA POP: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE WATCHMEN

A filosofia pop tem como objeto de estudo a cultura pop, refletindo sobre as suas implicações na sociedade. A partir do pensamento de que a filosofia pop é uma abordagem legítima, Leonardo Moreira Gomes, Graduando em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná, analisa a graphic novel Watchmen, escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons, que além de ser uma crítica social ao período da Guerra Fria (1941 – 1991), desconstrói a imagem clássica do super-herói. Para comentar sobre a desconstrução do conceito de super-herói, o autor observa os personagens Comediante, Dr. Manhattan e Rorschach e discorre sobre as implicações éticas a partir de uma perspectiva filosófica.


A JORNADA CORPÓREA E ANÍMICA NO MANGÁ “GUNNM HYPER FUTURE VISION”

Durante a jornada da cyborg Alita, narrada no segundo volume da edição brasileira do mangá publicado pela JBC (2018), a autora Débora Aymoré, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) observa a inter-relação entre corpo e alma. Ao final do primeiro volume da série, a protagonista foge sem dar notícias ao Dr. Ido. E, no segundo volume do mangá de Yukito Kishiro, a encontra participando de uma perigosa corrida de “motor ball” sob o epíteto de Anjo Matador. Em estado de crise depois da morte de Hugo, presencia o sofrimento pela perda de Alita descarregada na forma de competitividade e de agressividade em relação aos demais competidores. Mas ao interagir com outros seres humanos, Alita demonstra também traços de fragilidade emocional e de vulnerabilidade humana. Dessa forma, Debora busca analisar o processo de fuga da realidade e de retorno de Alita que, ao buscar respostas para questões existenciais profundas, aprofunda características que tornam a sua biografia única e sua alma insubstituível, por mais que seu corpo cyborg possa ter suas partes reparadas e substituídas.

A terceira edição do Aspas Norte acontece no dia 14 de novembro de forma online.