Pesquisas Acadêmicas - ASPAS

 

Relação de pesquisas dos associados e associadas ASPAS [2023]


TCC

SILVA, Andréa Rocha da. RELATO DE EXPERIÊNCIA COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DIGITAIS E AUTORAIS NO PROCESSO FORMATIVO. TCC (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em:

 Dissertações


ALVES, Nataly Costa Fernandes. Quadrinizadas: o feminismo negro e as personagens de Ana Cardoso, Dika Araújo e Flávia Borges.Dissertação (Mestrado) – Escola Belas Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: bit.ly/3RXwqJM. 
 

ALVIM DE ALMEIDA, Maiara. Contos, sonhos e quadrinhos: analisando questões de mercado e literatura no romance gráfico Sandman, de Neil Gaiman. Dissertação (Mestrado em Letras - Estudos Literários) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013. Disponível em: bit.ly/3RSde0J.
 

ANDRAUS, Gazy. Existe o Quadrinho no Vazio entre dois Quadrinhos? (ou: 0 Koan nas Histórias em Quadrinhas Autorais Adultas). Dissertação de Mestrado (artes e comunicação visual). Instituto de Artes da Unesp. São Paulo, 1999. Disponível em: bit.ly/3QJXADe.
 

BORGES, Caetano Galindo. Fluxo Interrompido: A ação estática de Frank Quitely e Grant Morrison. Dissertação (Mestrado em História e Crítica da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: bit.ly/3L48y5b.


BRAGA JR, Amaro X. Desvendando o mangá nacional: reprodução e hibridização nas histórias em quadrinhos. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Programa de Pós-graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2005. Disponível em: repositorio.ufpe.br/handle/123456789/972 .

BRESIO, Sabrina da Paixão. Nas trilhas do herói: histórias em quadrinhos & itinerários de formação. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: bit.ly/3xgO1V7.

BUZZONI, Marcelo De Rosso. Uso de histórias em quadrinhos nas aulas de Ensino Religioso: uma análise das tiras Deus de Laerte e Um Sábado Qualquer de Carlos Ruas. Dissertação (Mestrado em Interfaces Sociais da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Disponível em: bit.ly/3RUGEKX.


CUNHA, Jaqueline dos Santos Cunha. A representação feminina em Mulher Pantera e Mulher Maravilha. Dissertação (Mestrado em Estudas da Linguagem) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2016. Disponível em: repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5890.


DURÃES, Vanuza Camargo. Histórias em Quadrinhos e o uso de smartphones nas aulas de Matemática: uma proposta, várias possibilidades!. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2021. Disponível em: repositorio.ufms.br/handle/123456789/3755.

 
FEIJÓ, Luiz Carlos Coelho. Narrativa e representação nos quadrinhos: A Restauração Meiji (1868) nos mangás. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013. Disponível em: bit.ly/3RUBxKJ .


MACHADO, Fábio Purper. Uma poética entre a escultura e os quadrinhos. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes e Letras, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013. Disponível em https://repositorio.ufsm.br/handle/1/5214 .

MARINO, Daniela dos Santos Domingues. As gibitecas como polos fomentadores de cultura e de exercício da cidadania. Dissertação (Mestrado em Interfaces Sociais da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: bit.ly/3RPbYuU.


MENEGOTTO, Roberto Rossi. "Qua comando mi": a estereotipação do colono italiano no universo de Radicci, do cartunista Iotti. Dissertação (Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2017. Disponível em: bit.ly/3xgMYEI .


MIORANDO, Guilherme Sfredo. Sexualidades e identidades em um relato de si em quadrinhos: analisando Fun Home: uma tragicomédia em família, de Alison Bechdel. Dissertação (Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade LaSalle, Canoas, 2019. Disponível em: bit.ly/3d8JX2A .

OLIVEIRA, Lettícia Gabriella Carvalho de. Protagonismo em uma Cultura de Quadrinhos? As facetas de Jane Foster e a representação feminina para além das páginas. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM / UFMG), Belo Horizonte, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/45468. 

PIOVESAN, Attila. Memória, intertextualidade, literatura e semiótica: a tragédia e o trágico em Sandman. Dissertação (Mestrado em Letras) – Centro de Ciências Humanas e Naturais, Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1122

  
​SIERPINSKI, Natalia Rosa Muniz. Autoria de mulheres nas HQs no Brasil: contranarrativas das autoras premiadas na última década pelo Troféu HQMIX. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Disponível em: bit.ly/3BAhoUU


SILVA, Cátia Ana Baldoino da. O tempo multidimensional nos quadrinhos: um estudo das estratégias narrativas em Here, de Richard McGuire. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019. Disponível em: bit.ly/30JWD6j.

SILVA, Marcelo Travassos da. Superman: entre quadrinhos, discurso e ideologia. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-reitoria acadêmica. Recife, Pernambuco, 2019. Disponível em: bit.ly/3RUJUpF


Teses

ALVIM DE ALMEIDA, Maiara. Leitores e autores na era da web 2.0: webcomics, narrativas hipertextuais e participação. Tese (Doutorado em Letras - Estudos Literários) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2019. Disponível em: bit.ly/3BcEv6y.


ANDRAUS, Gazy. As Histórias em Quadrinhos como informação imagética integrada ao ensino universitário. Tese de doutorado (Interfaces Sociais da Comunicação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, USP: São Paulo, 2006. Disponível em: bit.ly/3qvIW7L.



BORGES, Caetano Galindo. A presença da Ausência: Poéticas do Vazio a partir das Histórias em Quadrinhos. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, (em andamento).



BRAGA JR, Amaro X. Por Uma Sociologia Da Imagem Desenhada: Reprodução, Estereótipo E Actância Nos Quadrinhos De Super-Heróis Da Marvel Comics.Tese (Doutorado em Sociologia). Programa de Pós-graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2015. Disponível em: bit.ly/3L8o6F9.


COELHO, Rafael Senra. Raízes de um Vendaval: adaptação em quadrinhos de Hilda Furacão. Tese (Doutorado em Letras: Estudos Literários). Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016. Disponível em: bit.ly/3quCEoL


LUIZ, Lucio. Representações sociais das histórias em quadrinhos por professores da Educação Básica. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: bit.ly/3Dj0ZWy.

MACHADO, Fábio Purper. VideoHQescultura: uma poética narrativa. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Visual) - Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017. Disponível em http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8091 .


MENEGOTTO, Roberto Rossi. Entre o fazer artístico e o contexto político: a história das histórias em quadrinhos em jornais de Caxias do Sul (1951-2000). Tese (Doutorado em Letras). Programa de Pós-Gradução em Letras - Associação ampla UCS/UniRitter, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2021, Disponível em: bit.ly/3eHUHWa.


MIORANDO, Guilherme Sfredo. Mitos, messias e salvadores da pátria: sentidos de masculinidades em memes de super-heróis usados no bolsonarismo. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2024 (em andamento).

OLIVEIRA, Isa Maria Marques de. Edição de Histórias em Quadrinhos no Brasil: casas editoriais e perfil do editor de HQs. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagens) –  Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022. Disponível em: https://sig.cefetmg.br/sigaa/public/programa/defesas.jsf?lc=pt_BR&id=307

OLIVEIRA, Ivan Carlo Andrade de. A fantástica história de Francisco Iwerten: hiper-realidade e simulacro nos quadrinhos. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Visual) - UFG, Goiânia, 2017. Disponível em: bit.ly/3U0Ckfd.

PIOVESAN, Attila. Et in Arcadia ego: Marquês de Sade e a construção da utopia em Os Invisíveis de Grant Morrison. Tese (Doutorado em Letras) – Centro de Ciências Humanas e Naturais, Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020. Disponível em: https://www.academia.edu/45207446/Et_in_Arcadia_ego_Marquês_de_Sade_e_a_construção_da_utopia_em_Os_Invisíveis_de_Grant_Morrison_tese_de_doutorado_


Pós-Doc

ANDRAUS, Gazy. Pós-doutoramento pelo PPGACV da FAV – UFG. Bolsista PNPD-CAPES.(em andamento).

BRAGA JR, Amaro X. Produção e circulação de publicações de quadrinhos religiosos no Brasil (1960-2014). Dissertação (Pós-doutorado em Teologia). Faculdades EST, São Leopoldo, RS, 2021. (em andamento).

MENEGOTTO, Roberto Rossi. Pós-doutoramento pelo PPGLETRAS da UEMS. (em andamento).