2022 - IV Aspas Norte


I Congresso de Quadrinhos da Região Norte

A Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) com sede na cidade de Leopoldina, Minas Gerais, é uma associação de pesquisadores que ensejam a pesquisa e o desenvolvimento científico e pedagógico acerca da arte sequencial, com ênfase nas histórias em quadrinhos. Por estar localizada no Estado de Minas Gerais, a sede torna-se um ponto de encontro estratégico para a reunião de pesquisadores e pesquisadoras de todo o país.

Surgida em 2012, A Aspas tem reunido pesquisadores do Brasil inteiro em eventos em sua sede e em outros estados, dando enorme contribuição para o desenvolvimento das pesquisas sobre quadrinhos em nosso país.

A Aspas Norte surge com o objetivo de congregar pesquisadores da Nona Arte da região amazônica, abrindo mais um espaço de divulgação de pesquisas e compartilhamento de experiências e publicações.

Sediado na Universidade Federal do Amapá, em Macapá, o evento incluirá palestras, oficinas, lançamentos de publicações e principalmente a apresentação de trabalhos de pesquisa sobre quadrinhos. Com isso, pretende-se estimular ainda mais a produção acadêmica sobre o assunto em nossa região.

Clique aqui para acessar o site do evento.

-------


O evento presencial acontecerá no auditório do Depla, na Universidade Federal do Amapá. É obrigatório o uso de máscara.


Dia 24.06


14:45 – Abertura da programação presencial do IV Aspas Norte – Prof. Dr. Ivan Carlo A. Oliveira

15 horas – Apresentação de trabalhos

SEVERANCE (2022): A PRODUTIVIDADE CAPITALISTA NEOLIBERAL COMO SUBJETIVAÇÃO RELIGIOSA DO SUJEITO —Ricardo Silva Oliveira.

HOMENAGEM À NOUVELLE VAGUE NO CINEMA JAPONÊS – Iannique Meneses Gomes.

ANÁLISE DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS “FRANKENSTEIN NOIR” — Vinicius Leal, Rafael Senra.

FANTASMOGÊNESE: JORNALISMO E QUADRINHOS NA BUSCA PELA LOIRA FANTASMA –Autoria: Ivan Carlo Andrade de Oliveira.

MAUS: UMA ANÁLISE CRÍTICA EM TEMPOS DE CRISE – Tassia Malena Leal Costa.

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A EDUCAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DO GÊNERO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA LEITURA – Jamille Rosa da Silva Dias.

ALÉM DO AO VIVO – HISTÓRIA EM QUADRINHOS JORNALÍSTICA – Angley Pantoja Pinheiro; José Eduardo Lima de Vasconcelos.

17:40 – Lançamento do livro Jornalismo em Quadrinhos, de Gian Danton

18 h – Palestra: Jornada de mangaká brasileiro, com israel Guedes

Dia 25.06


15 horas – Apresentação de trabalhos

TURMA DA MÔNICA: A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA VACINAÇÃO INFANTIL — Lana Caroline Santos Silva, Gabriela Cristina do Carmo Vasconcelos.

O JORNALISMO EM QUADRINHOS COMO UM IMPORTANTE TRANSMISSOR DE INFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE DA GRAPHIC NOVEL MAUS— Amanda Isís Carneiro da Costa e Izabele Cristine Pereira Damasceno

DA MARGINALIZAÇÃO AO SUCESSO: Como os quadrinhos se tornam relevantes ao Jornalismo – José Adauto Matos, Josiagab Oliveira.

PRIMAS : DIÁLOGO COM JORNALISMO EM QUADRINHOS E JORNALISMO LITERÁRIO – Iannique Meneses Gomes.

GIAN DANTON: A INFLUÊNCIA E A HISTÓRIA DO AUTOR QUE MARCA O JORNALISMO EM QUADRINHOS NO BRASIL – Louise Carvalho Dias Oliveira – Unifap – Ronaldo da Silva Batista.

ÉTICA JORNALÍSTICA: PERCALÇOS NA CARREIRA DE UM JORNALISTA INICIANTE – Karla Santos, Monalice Nogueira.

18 horas

Palestra A verossimilhança hiper-real nos quadrinhos, com Ivan Carlo

20 h

Encerramento e sorteio de brindes



Links para participação no IV Aspas Norte Online 

24/06 – sexta feira


9h – Abertura
https://www.youtube.com/watch?v=paMbyy9U7r8


10 as 12h: Mesa 1 – Educação, Ciência e Filosofia
https://www.youtube.com/watch?v=cadAc0l1a3s

14h: Palestra: “Andar sobre duas pernas é muito difícil: infamiliar em ‘A ilha do Dr. Moreau'” – Caroline Elisa Murr
https://www.youtube.com/watch?v=KdWgcf93Zrw

16h as 18h: Mesa 4 – Temas Variados
https://www.youtube.com/watch?v=Tw6hcFUqSJY

19:30: Palestra: “Promethea e o reencantamento do mundo em quadrinhos” – Carlos Hollanda
https://www.youtube.com/watch?v=OrddZk2bMr4

25/06 – sábado

10h as 12h: Mesa 3 – Semiótica e Quadrinhos
https://www.youtube.com/watch?v=xxt-57gy2zg

14 as 16h: Mesa 4 – Decolonialidade, Gênero e Identidade
https://www.youtube.com/watch?v=8bJG10f1cZk

16:30: Palestra: “Fanzines e publicações independentes para divulgação da ciência e contra o negacionismo científico” – Danielle Barros Silva Fortuna
https://www.youtube.com/watch?v=rXXBpK7KO0c

19h: Palestra: “Afinidades entre rock ‘n roll e quadrinhos” – Ricky Goodwin
https://www.youtube.com/watch?v=BwVDgV_yxA0 Publicado em Uncategorized | Deixe uma resposta
Conheça os palestrantes do IV Aspas Norte
Publicado em junho 18, 2022
 

 

Palestrantes

Carlos Hollanda

Palestra: “Promethea e o reencantamento do mundo em quadrinhos”

Carlos Hollanda é Doutor em Artes Visuais/Imagem e Cultura (EBA/UFRJ) com a tese “O Reencantamento do Mundo em Quadrinhos – uma analise de Promethea, de Alan Moore e J. H. Williams III” – tese ganhadora do Troféu HQMIX na categoria, (melhor de 2013). Co-autor (arte) da graphic novel “Psicopompo” (Caligari, 2020)e um dos autores de “Intempol-Agora” (Viés, 2022). Professor de Teoria da Informação e da Comunicação, Teoria da Percepção, História da Arte, Desenho Artístico e Desenho Anatômico (EBA/UFRJ – 2007/2009), Mestre em História Comparada (IFCS/UFRJ). 


Danielle Barros Silva Fortuna

Palestra: “Fanzines e publicações independentes para divulgação da ciência e contra o negacionismo científico“
Danielle Barros Silva Fortuna é Professora Adjunta Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Paulo Freire, Teixeira de Freitas-BA. Doutora em Ciências – Programa de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde (IOC-FIOCRUZ); Mestre em Ciências – Programa de Pós-graduação em Informação, Comunicação e Saúde (ICICT/FIOCRUZ); Especialista em Ensino de Biociências e Saúde (IOC-FIOCRUZ); Especialista em Análises Clínicas e Gestão Laboratorial (FAMATH); Licenciada em Ciências com habilitação em Biologia (UNEB). Coordenadora dos projetos CiArtE, Jogoteca UFSB, CartoZine, Divulcovidtx e Epicovidtx. Membro do Laboratório Atelier de Educação Popular em Saúde (LAEPS). Docente colaboradora da Liga Acadêmica de Medicina Preventiva e Social (LAMPS/UFSB). Contatos: https://linktr.ee/ danyotima. 


Ricky Goodwin – Palestra: “Afinidades entre rock ‘n roll e quadrinhos”

Ricky Goodwin é jornalista há 54 anos e entre os varios papéis que desempenhou nessa área está o de crítico musical (Pasquim, Jornal de Música, Pipoca Moderna, Bizz, SomTres, Rock Historia & Glória, etc.) Nos quadrinhos, organizou mega-eventos como a RioComicon e a Bienal Internacional de Quadrinhos; e criou a Pacatatu, agencia distribuidora de tiras para jornais. Além de fazer parte do Pasquim, foi um dos editores da revista MAD e integrou o grupo Casseta & Planeta. 


Israel Guedes – Palestra: Jornada de mangaká brasileiro

Israel Guedes é Autor de quadrinhos e professor de mangá. Estudou na escola de artes Instituto HQ em São Paulo, por onde foi agenciado e produziu várias edições do MPT em Quadrinhos, do Ministério público do Trabalho de Vitória-ES, além de colorir HQs para o mercado estrangeiro, como “Doctor Who”, “Blood Bowl” e outros. Foi um dos vencedores do concurso internacional de desenhos do mangá “The Seven Deadly Sins” da editora Kodansha e finalista do Shounen Shoujo Mangá Award da mesma editora. Atualmente dando aula na escola de mangá Me2 Art Studio. 


Ivan Carlo Andrade de Oliveira - Palestra A verossimilhança hiper-real nos quadrinhos

Ivan Carlo Andrade de Oliveira, também conhecido como Gian Danton, é roteirista de quadrinhos desde 1989, tendo ganhado diversos prêmios na área. É autor de diversos livros sobre quadrinhos, entre eles A Bíblia do roteiro de quadrinhos, O roteiro nas histórias em quadrinhos, Como escrever quadrinhos e Jornalismo em quadrinhos. É doutor em Arte e Cultura Visual e professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá. 

 

Caroline Murr 

Palestra: “Andar sobre duas pernas é muito difícil: infamiliar em ‘A ilha do Dr. Moreau‘”

Caroline Elisa Murr é graduada em filosofia e matemática, e possui doutorado em filosofia. Já atuou como professora no ensino básico e superior, publicando artigos nas áreas de filosofia da ciência e estética, entre outras. Atualmente estudando Letras – Alemão na UFSC, pesquisa nas áreas de ficção científica, experiência estética e literatura.