2022 - VI FNPAS

VI Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial

Quadrinhos e produção de conhecimento


1- Apresentação

Promovido pela Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) em parceria com Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)-Campus Campo Grande e seu Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ) o VI Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial (FNPAS), terá como tema “Quadrinhos e produção de conhecimento”.

Comemorando os 10 anos de sua fundação, a ASPAS convida professores (as), pesquisadores(as) estudantes e artistas de diferentes formações e áreas de conhecimento, envolvidos(as) com a pesquisa e produção em quadrinhos a submeterem trabalhos relacionados à temas da atualidade e sua mediação através dos quadrinhos.

– Tema Central do Evento
O tema central do VI FNPAS é “Quadrinhos e produção de conhecimento”. Esse tema remete aos primeiros encontros realizados em Leopoldina (MG) e em Recife (PE), entre os anos de 2007 e 2012, que acabaram por reunir pesquisadores dos quadrinhos, primeiro em torno do tema quadrinhos e educação. Posteriormente, um grupo de 20 pesquisadores abraçaram o projeto da criação de uma associação que pudesse reunir pesquisadores em uma rede por meio da qual experiências pudessem ser compartilhadas e parcerias estabelecidas. A gênese da ASPAS foi justamente durante o I FNPAS, no ano 2012, em Leopoldina, cidade que acabou por se tornar sua sede oficial.

Neste VI FNPAS estamos não apenas rememorando essa caminhada, que já dura uma década como, também, reforçando o nosso compromisso em produzir conhecimentos por meio dos quadrinhos, nos mais diversos campos do saber. Estamos reafirmando a nossa crença de que as HQs podem ser utilizadas tanto como ferramentas de ensino, quanto como fontes legítimas de pesquisa acadêmica. Celebramos não apenas um decênio da ASPAS mas a resiliência de outros grupos que se dedicam ao estudo desse objeto, de valor ao mesmo tempo afetivo e científico. Nesse ano de 2022, a ASPAS convida a todos a mergulharem mais uma vez no mundo da ficção para poder compreender e, quem sabe, transformar a realidade.

3 – Inscrição

As inscrições estarão disponíveis a partir de 15/08/2022 em  even3.com.br/vifnpas


3.1 - Inscrições para ouvintes:

Pesquisadores e demais membros da comunidade que desejarem se inscrever no VI FNPAS sem apresentação oral, deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição, segundo a tabelas abaixo, e encaminhar o comprovante de depósito escaneado para: nupeq.uems@gmail.com

O título do e-mail com o comprovante de depósito deverá ser o nome e sobrenome do participante seguido de "comprovante de pagamento-ouvinte". Exemplo: Natania Nogueira - Comprovante de pagamento ouvinte.

A inscrição para ouvinte poderá ser feita até dia 31/10/2022, exclusivamente pela plataforma even3


3.2 - Inscrição para comunicação oral:

Podem se inscrever para apresentação oral estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores vinculados a grupos de pesquisa ou acervos de instituições públicas e privadas. Estudantes de ensino médio e ensino técnico poderão se inscrever em co-autoria com um (a) professor (a) vinculado à instituição de ensino. Cada participante poderá se inscrever com um resumo, e cada proposta poderá ter até dois coautores. Os coautores devem igualmente realizar a inscrição na modalidade "com apresentação oral", enviar o mesmo arquivo de resumo via plataforma e realizar o pagamento da taxa de inscrição.
Orientação de pesquisa não configura coautoria. Neste caso, ela deve ser descrita em nota de rodapé somente no trabalho completo (artigo científico), que deverá ser encaminhado apenas após o aceite do resumo.

A inscrição para comunicação poderá ser feita até dia 11/09/2022, exclusivamente pela plataforma even3.


3.3 - Submissão do resumo


O resumo deve ser encaminhado via plataforma even3 em um único parágrafo com até 300 palavras sem referências bibliográficas. Ao final incluir a autoria, e coautoria se houver, indicando obrigatoriamente nome completo, titulação, vínculo institucional, cidade, estado, país e e-mail.Ao submeter o resumo o (a) participante está autorizando sua publicação no Caderno de Resumos do VI Fórum Nacional dos Pesquisadores em Arte Sequencial e está declarando ser o (a) autor(a). O resumo a ser submetido deve ser de trabalho inédito.
Lembre-se de atentar para as normas e formatações dispostas neste edital. Não haverá a opção de correção e reenvio do arquivo.
O certificado de apresentação oral será emitido mediante a inscrição devidamente efetivada e o comparecimento no dia definido pela comissão organizadora para apresentação. Em caso de co-autoria, recebem certificados apenas aqueles que apresentaram o trabalho e assinaram a lista de presença.
A aprovação da proposta de apresentação oral no VI FNPAS (mediante efetivação da inscrição) garante a divulgação do trabalho na programação oficial do evento e o certificado de apresentação oral (mediante comparecimento no dia determinado).
A aprovação do resumo não implica aprovação automática do texto completo.


3.4- Aprovação e pagamento taxas

Ao receber a confirmação de aceite da proposta de apresentação - que será enviado exclusivamente através da plataforma even3 - o participante deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição, segundo as tabelas abaixo, e encaminhar o comprovante de depósito para o e-mail:nupeq.uems@gmail.com

O título do e-mail com o comprovante de depósito deverá ser o sobrenome do autor seguido do título do resumo e comprovante de pagamento. Exemplo: Almeida- Webcomics como crônicas da vida cotidiana- Comprovante de pagamento



Quem ainda não é associado e quiser se associar, encaminhar e-mail a aspascontato@gmail.com para mais informações sobre envio de documentação indicando no assunto: “Filiação ASPAS”A anuidade referente à 2022 é de R$: 70,00 e o pagamento até 30/08/2022 garante a isenção de taxa de inscrição no VI FNPAS. Obs.: após esta data, novas filiações serão aceitas apenas após 07/11/2022.
Aos associados que possuírem pendências, será necessário o pagamento referente à anuidade 2022 e demais anuidades em atraso.
A conta para a efetivação do depósito correspondente aos valores de anuidade/ pagamento de inscrição é:

Banco do Brasil – 001

Número da conta poupança: 23.606-3

Agência: 0471-5 variação: 51

Titular: Natania A. S. Nogueira.

Esta conta não possui PIX