Acesse o site do evento clicando aqui.
Apresentação
Promovido pela Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) em parceria com a Fanzinoteca IFF Macaé e com o Instituto Federal Fluminense de Macaé (RJ), o IV Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial (FNPAS), terá como tema “Os quadrinhos e a diversidade”.A exemplo de encontros anteriores, o IV FNPAS conclama pesquisadores e professores dos mais diversos campos a refletirem sobre o papel dos quadrinhos na produção de conhecimentos, tanto nas universidades quanto na educação básica.
O tema “diversidade” resume a amplitude do alcance das práticas e pesquisas em torno desse objeto e convida todos a refletirem sobre o futuro dos quadrinhos enquanto campo de estudo. Com grande significação social, a diversidade compõe o universo social no qual as histórias em quadrinhos são produzidas, comercializadas, distribuídas, lidas, consumidas e ressignificadas. Acreditamos que o amplo debate sobre o tema nos ajudará a compreender melhor os fenômenos sociais da atualidade e virá para o fortalecimento da leitura, pesquisa e autoria dos quadrinhos. A tematização comportará a programação coletiva de palestras, mesas-redondas e debates, assim como a organização das comunicações orais. Contudo, serão aceitas candidaturas de comunicações orais sobre outros temas importantes, segundo critérios qualificativos exclusivos da comissão científica, que serão analisados caso a caso e inseridos na categoria de temática livre.
Entre as atividades do IV FNPAS teremos palestras, mesas-redondas, comunicações orais, oficinas, exposições e lançamentos de livros, fanzines e revistas. A programação detalhada será disponibilizada por meio das redes sociais e boletins emitidos pela comissão organizadora.
O evento concentrará suas atividades entre os dias 25 a 27 de julho de 2018, no Campus do Instituto Federal Fluminense, em Macaé (RJ).
Alberto de Souza (Beralto)
(Coordenador Geral do IV FNPAS)