2020 - V FNPAS

 



O V Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial, promovido pela ASPAS ocorreu nos dias 12 e 13 de novembro, em um formato totalmente on line, decorrente sobretudo por conta da nossa atual condição de isolamento social devido à pandemia do covid-19, com mais de 160 mil vítimas fatais em nosso país.

A despeito da impossibilidade do evento presencial, que é sempre uma oportunidade de trocas, visitas e reencontro de amigos queridos e de fazer novos amigos, o evento virtual permitiu que mantivéssemos vivo aquilo que nos move: o desejo e a satisfação em refletir, conversas e produzir quadrinhos. Assim, dentre as novidades que experimentamos nessa modalidade virtual, tivemos oficinas, mesas com apresentação de comunicações e mesas de conversa.

No dia 12, às 10h da manhã, o ilustrador profissional e quadrinista Danilo Aroeira ministrou a oficina Criação e design de personagens, onde focou nos os diversos estilos de ilustração 2D que podem ser utilizados para criação de personagem e a partir de uma narrativa simplificada propôs o desenvolvimento de um personagem do início ao fim. Conheça mais das obras do Danilo em https://www.facebook.com/daniloaroeira.






No dia 13 às 10 foi a vez da oficina com Vitorelo, sobre Quadrinhos autorais, pensando coletivamente suas definições de quadrinho autoral e suas relações com a linguagem dos quadrinhos, a partir das propostas de diálogos e atividades de experimentação.
Para conhecer mais de seu trabalho acesse: www.vitorelo.art.







 
Seguindo com a programação, o período da tarde foi todo dedicado às sessões de comunicação de trabalhos inscritos. Com 04 sessões temáticas e mesas às 14h e 16h, foram 16 trabalhos apresentados.















































E às 19h do dia 12/11 contamos com a conversa: Interfaces da pesquisa em quadrinhos: criar, consumir, divulgar, com Com Sonia Bibe Luyten e Cátia Ana Baldoino. Mediação de Dani Marino, feita ao vivo pelo canal da ASPAS no facebook @aspas.br e posteriormente disponibilizada em seu canal do Youtube:





Sonia Bibe Luyten: Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, professora universitária, atuou na ECA/USP, na Universidade de Estudos Estrangeiros de Osaka e Tóquio (Japão), Universidade Real de Ultrecht (Holanda) Universidade de Poitiers (França) Autora de inúmeros artigos e livros ligados ao tema das histórias em quadrinhos, dentre eles Histórias em Quadrinhos - Leitura Crítica, O Que é Histórias em Quadrinhos e Mangá - o Poder dos Quadrinhos Japoneses, fundou o primeiro núcleo de estudos de mangá na Universidade de São Paulo, na década de 1970, depois transformado na Abrademi.

Cátia Ana Baldoino: Quadrinista e programadora visual na Universidade Federal de Goiás. Participou de diversas coletâneas, a maioria de forma independente. Com o zine "Tempo" e os álbuns "Refúgio" e "Gatito" inaugurou em 2018 seu selo Quadrinhos Infinitos. Neste website publica também webcomics, dentre elas "O Diário de Virgínia", produzido de 2010 a 2016 e que foi indicado duas vezes ao troféu Hqmix na categoria webquadrinhos.

Dani Marino: Mestra em Comunicação pela ECA/USP e pesquisadora de Quadrinhos integrante da Associação de pesquisadores em Arte Sequencial, a ASPAS. Atualmente trabalha como professora do curso de Letras EAD da Unisanta. Co-organizadora da coletânea Mulheres & Quadrinhos, trabalho pelo qual concorre ao troféu Hqmix na 2020 em duas categorias.



Fechando a programação do V FNPAS, Laluña Machado. Iuri Andreas Reblin e Sabrina Paixão conversaram sobre grupos de pesquisa em Pesquisadores uni-vos: breve panorama dos grupos de pesquisa sobre quadrinhos no Brasil; também no facebook da ASPAS e disponível no Youtube.





Laluña Machado: Historiadora e atualmente Tutora da Licenciatura de História da Universidade Santa Cecília. Em 2014 fundou com alguns colegas Grupo de Estudos e Pesquisas "HQuê?", sendo coordenadora do mesmo de 2014 a 2018. Associada à ASPAS, colaboradora do Laboratório Transdisciplinar de Estudos em Complexidade - Labtece - UESB e frequentadora do Observatório de Quadrinhos (ECA/USP) e do Laboratório de História do Cinema e da Fotografia (UNESP). Possui formação complementar sobre Quadrinhos em Sala de Aula, também é colaboradora da Gibiteca Marcel Rodrigues Paes/Gibiteca de Santos e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Sonia Maria Bibe Luyten. Produz conteúdo no site Facada X e para a Editora Script.

Iuri Andreas Reblin: Membro-fundador da ASPAS, Professor na Faculdades EST, Doutor em teologia, líder do Cult de Cultura junto com Larissa Becko e, nas horas vagas, treinador de Pokemón, aspirante a Youtuber, diretor e roteirista de produção audiovisual, kryptoniano e DCnauta.

Mediação de Sabrina da Paixão: Historiadora, mestra e doutoranda (FEUSP). Membro do Lab_Arte (laboratório experimental de arte-educação & cultura) e do GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura), ambos da FEUSP, e diretora-geral da ASPAS (Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial) pelo biênio 2019-2021.


Acompanhe nossas redes para saber de próximos eventos!

Facebook: @aspas.br
Instagram: @aspas_hq
Youtube: PesquisadoresemArteSequencial