Novo Parceiro: Excelsior! Grupo interdisciplinar de pesquisa em religião e cultura da mídia

Novo Parceiro: Excelsior! Grupo interdisciplinar de pesquisa em religião e cultura da mídia

Excelsior! Grupo interdisciplinar de pesquisa em religião e cultura da mídia


Concebido em 2015 e inscrito no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (CNPq) no ano seguinte, o Excelsior! é um grupo de pesquisa interdisciplinar alocado na Faculdade de Teologia e no curso de Comunicação Social do Centro Universitário Adventista de São Paulo, no Campus Engenheiro Coelho. Seu nome homenageia acatchphrase do escritor e empresário Stan Lee ao mesmo tempo que faz referência ao adjetivo “excelso”, muitas vezes ligado ao universo semântico do sagrado e do divino.
O projeto de pesquisa do Excelsior! consiste em investigar a relação entre os media e demais elementos da cultura pop (com ênfase em games, arte sequencial e ficção audiovisual) e a religião (com ênfase no adventismo e na cultura gospel). Ao estabelecer um diálogo entre religião e mídias, procura-se compreender aproximações e tensões entre produtos e processos da cultura midiática e seus correlatos cujo conteúdo e público-alvo são religiosos, isto é, procura-se investigar o uso da mídia pelos religiosos e a criação de produtos midiáticos cujo público-alvo é o religioso.
Nesse contexto, o grupo se propõe a analisar produtos e projetos midiáticos e de entretenimento do mercado gospel brasileiro, como aplicativos para celulares, games, jogos de tabuleiro, histórias em quadrinhos, livros-jogos, graphic novels e outros produtos de cultura pop de temática bíblica e/ou religiosa.
Além disso, o Excelsior! busca também compreender as raízes e motivações teológicas, históricas e sociológicas da relação adventismo-mídia e cultura gospel-mídia por meio da análise do pensamento e da postura eclesiástica sobre os media e outros produtos midiáticos.
Busca o Estudo da história do diálogo entre denominações religiosas e a arte sequencial, com ênfase na análise das motivações e dos pressupostos teológicos, sociológicos e comunicacionais da relação entre a religião, em especial a adventista, e as histórias em quadrinhos. Estudo da presença do fenômeno religioso na arte sequencial e da adaptação de histórias de natureza religiosa e bíblica para a linguagem dos quadrinhos.
Coordenadores: Dr. Allan Novaes e Esp. Felipe Carmo.
Saiba mais, clicando aqui.