ECOS HUMANOS: HQ DE EDGAR FRANCO E EDER SANTOS LANÇADA NO FIQ

ECOS HUMANOS: HQ DE EDGAR FRANCO E EDER SANTOS LANÇADA NO FIQ


O quadrinista Ciberpajé (Edgar Franco) uniu-se ao emergente artista Eder Santos para criarem o álbum "Ecos Humanos". O Ciberpajé é pós-doutor em arte e tecnociência, conhecido como um dos pioneiros brasileiros do gênero poético-filosófico de quadrinhos e também por suas criações como artista transmídia, ambientadas no universo ficcional da "Aurora Pós-humana" - com destaque para o álbum em quadrinhos “BioCyberDrama Saga”, parceria com o lendário Mozart Couto - essas criações têm motivado estudos diversos, incluindo um capítulo do livro "Posthumanism and the Graphic Novel in Latin America" de pesquisadores PHDs das universidades de Cambridge e Bristol (Inglaterra), dois livros acadêmicos integralmente dedicados às suas obras e um dossiê da revista acadêmica "Cadernos Zygmunt Bauman" (UFMA) com 10 pesquisadores doutores de áreas diversas escrevendo artigos sobre sua arte. Eder Santos é designer com pós-graduação em direção de arte e vem se firmando como quadrinista emergente com seus trabalhos no grupo “HQue?” e em publicações da editora Draco.


"Ecos Humanos" é também ambientado no contexto da "Aurora Pós-humana", dessa vez em um período que pode ser chamado de "Crepúsculo Pós-humano". O álbum de 72 páginas traz uma narrativa completamente muda estruturada em dois personagens transgênicos híbridos de humano e lobo guará. A história apresenta-nos um retorno à cultura arcaica de seres em pleno ocaso pós-humano. As tensões entre imanência e transcendência, segurança e êxtase, estruturam a narrativa visual sem palavras, configurando-se como um convite à reconexão cósmica. A arte densa, fluida e cheia de movimento de Eder Santos gera uma sinergia profunda com o roteiro poético e onírico do Ciberpajé.


A obra inclui posfácio do Doutor em Linguística e quadrinista Rubens César Baquião, e algumas páginas com extras mostrando imagens do processo criativo. O álbum, com lombada quadrada, orelhas e miolo em papel couché, é uma publicação da editora mineira Reverso - que tem dedicado-se à publicações de quadrinhos poético-filosóficos, experimentais e vanguardistas. "Ecos Humanos" será lançado no FIQ Belo Horizonte, contando com a presença de seus criadores.