ASPAS em Curitiba

 

A 8ª Bienal de Quadrinhos de Curitiba ocorreu entre os dias 4 e 7 de setembro no Museu Municipal de Arte (MuMA), no Portão Cultural, na capital paranaense. O evento, dedicado às histórias em quadrinhos, começou em 2011 e é um dos mais importantes do gênero no país.

A Bienal busca valorizar a produção de HQs locais e nacionais. Além de proporcionar um encontro entre artistas veteranos, iniciantes e fãs. Quadrinistas de renome internacional também marcam presença. Entre as atividades, destacam-se feira, palestras, oficinas, minicursos, lançamentos, sessões de autógrafos e exposições.

No dia 3 de setembro, um dia antes do início do evento, a ASPAS participou do Ciclo de Debates PROPOSTAS (Produção, Pesquisa e opinião sobre o Trabalho com Arte Sequencial). A Associação foi representada pelos aspianos Lucio Luiz e Guilherme Smee e pelas aspianas equadrinistas Mhorgana Alessandra e Marina Duarte.

Lucio Luiz atuou como mediador da mesa-redonda Usando IA como ferramenta de pesquisa e criação de quadrinhos: amiga ou inimiga, que contou com a participação de Mhorgana Alessandra e Pacha Urbano. Guilherme Smee, por sua vez, foi o mediador do debate Fazendo quadrinhos e pesquisando sendo LGBTQIA+: desafios e vantagens, com a participação de Kael Vitorelo, Marina Duarte e Yuri Amaral. As atividades ocorreram na Gibiteca de Curitiba e no Cine Passeio.

As sessões foram organizadas pela ASPAS, com a realização da Gibiteca de Curitiba, Cine Passeio, Instituto Curitiba de Arte e Cultura (icac), Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.

Para Guilherme Smee: "O evento PROPOSTAS foi uma maneira de aproximar a pesquisa da produção de quadrinhos, trazendo para o debate a intersecção entre as duas formas de se envolver com os quadrinhos. O momento da Bienal de Quadrinhos de Curitiba proporcionou a oportunidade de reunir pessoas que pesquisam e também produzem quadrinhos e possuem as mesmas preocupações e inquietações, vista a partir da subjetividade de cada ume delus, em uma conversa informal". 

A ASPAS agradece a participação de todes que estiveram presentes.

Confira o cartaz do evento e alguns registros fotográficos: