ASPAS NO 37º TROFÉU HQMIX
APRESENTAÇÃO
Nesta quinta-feira, dia quatro de setembro, foram divulgadas as pessoas e obras finalistas do 37º Troféu HQMIX, a principal premiação da área no país. A Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) está concorrendo em duas categorias: livro teórico, com duas obras indicadas, e melhor evento sobre quadrinhos.
O Troféu HQMIX foi criado em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual com o objetivo de premiar e divulgar a produção de quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas de modo geral no Brasil. A premiação ocorre anualmente e é organizada pela Associação dos Cartunistas do Brasil e pelo Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil. Vale destacar que as obras, pessoas e eventos indicados são referentes ao ano anterior ao do prêmio.
Na categoria Livro Teórico, a ASPAS concorre com os livros Histórias em Quadrinhos e Interdisciplinaridade: Desafios Metodológicos e Imagens Negras nos Quadrinhos: Uma História Visual. Já na categoria Evento, o 1º Encontro Internacional de Pesquisadores em Arte Sequencial (EIASPAS) está entre os finalistas.
Além das obras publicadas pela ASPAS, alguns dos nossos associados também estão concorrendo na categoria de Livro Teórico. É o caso do livro Arquivo Ota: Um mergulho na Mente Mais Maluca da HQ Brasileira, organizado pelo aspiano Bruno Porto em parceria com Marcelo Martinez e publicado pela MMarte e do livro Supergays do aspiano Guilherme Smee que foi publicado pela Marsupial.
Você pode conferir os demais indicados clicando aqui.
CONHECENDO OS INDICADOS
Histórias em Quadrinhos e Interdisciplinaridade: Desafios Metodológicos: o livro foi organizado por Natania Aparecida Nogueira, Amaro Xavier Braga Jr e Maiara Alvim de Almeida, reunindo artigos resultantes dos trabalhos aprovados e apresentados no VI Entre ASPAS, encontro bienal da ASPAS, realizado em Leopoldina (MG), em maio de 2023.
A obra reúne textos de diversos autores de diferentes campos do conhecimento: Alessandra Senna Ferreira, Amaro Xavier Braga Jr, Andréa Rocha da Silva, Antônia Aparecida da Silva Lemes, Caetano Borges, Carlos de Brito Lacerda, Daize Fraziele Francisco, Fellipe de Albuquerque Rodrigues, Geovano Moreira Chaves, Iuri Biagioni Rodrigues, Ivan Carlo Andrade de Oliveira, Julliana Beatriz Tribesse Patrício Dargel, Lya Brasil Calvet, Maiara Alvim de Almeida, Marcelo Travassos da Silva, Natania Aparecida Nogueira, Nataniel dos Santos Gomes, Patrícia Matos Albuquerque, Thainá Marques Moreira, Thiago Henrique Gonçalves Alves e Valéria Bari.
O livro pode ser acessado gratuitamente aqui.
Imagens Negras nos Quadrinhos: Uma História Visual: O livro do renomado pesquisador sueco Fredrik Strömberg, finalista do prêmio Eisner (o principal dos Estados Unidos), narra a representação de personagens negros nas histórias em quadrinhos ao redor do mundo, desde os primórdios da nona arte até os dias de hoje. A obra destaca o racismo e os estereótipos presentes nas primeiras tiras e apresenta a visão atual, mais esclarecida e consciente, mas com muito caminho a trilhar. Além disso, o material traz diversas imagens e textos exclusivos para edição nacional. O livro foi traduzido por Maiara Alvim de Almeida (coordenadora), Caetano Galindo Borges, Luísa Arantes Bahia e Felipe Vidal Benvenuto Alberto. Os interessados(as) em adquirir podem entrar e contato pelo e-mail aspascontato@gmail.com.
1º Encontro Internacional da ASPAS (EIASPAS): Este evento acadêmico ocorreu entre os dias 5 e 8 novembro de 2024, na cidade de Campo Grande (MS), em parceria entre a ASPAS e o Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). As atividades ocorreram na Unidade Universitária da UEMS de Campo Grande.
O encontro contou com a participação de pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e também estrangeiros. Além disso, profissionais do mercado editorial brasileiro e quadrinistas também estiveram presentes. O EIASPAS contou com palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos de diversos acadêmicos, oficinas, feira e outras atividades.
Conforme o edital do evento, o objetivo foi: “promover discussões e reflexões acerca da pesquisa com quadrinhos, tanto no que tange ao fazer artístico, quanto à arte na educação e/ou na pesquisa científica. Tendo em vista que o Ensino de Arte na Educação Básica brasileira sempre foi motivo de discussões entre os especialistas da Área ao que se refere às especificidades das diferentes linguagens artísticas, mas, na atualidade, também incluiu-se nas últimas discussões, considerando a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), as Histórias em Quadrinhos. Deseja-se promover a interrelação de fato entre as diferentes linguagens dos fazeres com a Linguagem para discutir essa e outras problemáticas que corroboram a prática linguística, o ensino por meio da arte e a produção de conhecimento, a pesquisa científica, por intermédio da nona arte.”
A ASPAS Agrade a participação de todas as pessoas que contribuíram na produção, edição e distribuição dos livros, na organização e realização do evento, bem como à comissão organizadora do HQMIX por reconhecer a atuação da associação.
Emoticon