Dickson de Oliveira Tavares defendeu sua dissertação sobre Batman, em 20 de março de 2017, para o Programa de Pós Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, sob orientação do professor Marcelo Bolshaw. Confira o resumo!
BATMAN: UMA LUZ SOBRE O CAVALEIRO DAS TREVAS – MEDIAÇÕES, MIDIATIZAÇÕES, TRANSMIDIATIZAÇÕES
Nos estudos da mídia, as trocas simbólicas entre a produção e a recepção permitem compreender como funcionam as engrenagens da indústria cultural. Sendo o Batman, um personagem nascido nas histórias em quadrinhos nos anos 1930 se transmutou seguindo o fluxo temporal em conexão com o universo midiático, mergulhado no repertório imagético e simbólico da cultura de massa através da singularidade de sua trajetória. Ao problematizar a trajetória midiática do personagem Batman, sua condição de mediação através de suas adaptações para o meio televisivo e cinematográfico identificando os discursos narrativos em contextos históricoculturais distintos, destacando o percurso de midiatização e de transmidiatização, relativizando a relação entre autor-obra-leitor, sob a luz dos os estudos culturais de John B. Thompson, das mediações de Jesús Martín-Barbero, da narratividade de Umberto Eco, do conceito da Jornada do Herói de Joseph Campbell e Christopher Vogler e os estudos sobre as narrativas transmídia de Henry Jenkins e Carlos A. Solari.
Foto da banca, com o professor Henrique Magalhães (UFPB), Dickson Tavares (o mestrando) e os professores Marcelo Bolshaw e Angela Pavan da UFRN. |
A versão em pdf da dissertação pode ser acessada clicando aqui!
Emoticon