Com o objetivo de tratar do tema
Depressão no ambiente escolar, realizou-se nos dias 29 e 30 de agosto um
seminário, como atividade letiva para todos os estudantes, que agrupou esforços
de equipe multidisciplinar, capitaneada pelo psicólogo do IFF Macaé, Marcelo
Quirino, além de assistentes sociais e corpo pedagógico da instituição, e cerca
de 100 voluntários, a maior parte, estudantes, sob o título que encerra uma
interrogação – “Depressão, e Eu com Isso?”.
A pergunta em questão, trouxe à
baila a reflexão sobre o papel dos diferentes segmentos da instituição frente a
este problema que, embora presente de forma incontestável como “mal moderno”
frequente na vida de muitas pessoas, não costuma ser tratado de maneira
adequada e frequentemente percebem-se muitos mitos e preconceitos em torno do
assunto.
Segundo o psicólogo Marcelo
Quirino, o evento foi motivado pelo intento de dirimir os tabus e a
desinformação sobre essa psicopatologia que acomete a todos, sem distinção de
idade. Considerando todos os prejuízos claramente perceptíveis em diversos
âmbitos, inclusive na vida dos estudantes e servidores, em suas diversas
dimensões, seja social, afetivo, relacional, profissional, cognitivo ou
acadêmico, afeta seriamente a vida de todos.
Conforme divulgado no portal do
IFFluminense, Marcelo comentou que o evento não pretendeu ser resolutivo de
determinada questão, mas não deixou de possibilitar um outro olhar sobre aquilo
que nos assola. "Temos alunos felizes, menos angustiados, servidores mais
próximos uns dos outros e que trocam informaçoes sobre o que ouviram,
referindo-se ao saldo unanimemente positivo, conforme as manifestações dos
estudantes, servidores, visitantes e pais de estudantes que concorreram
maciçamente ao evento, nos dois dias dedicados à promoção de palestras,
oficinas, apresentações artísticas e também o lançamento e distribuição do
fanzine desenvolvido especialmente pelo Coletivo IFanzine para o evento.
FANZINE DA DEPRESSÃO
O Fanzine, com título homônimo ao
evento, foi proposto pela comissão organizadora durante a estruturação da
programação, ao coordenador do projeto IFanzine, Beralto, que prontamente
acatou o desafio de envolver os estudantes na produção autoral. Segundo
Beralto, os estudantes que atuam no projeto IFanzine, bolsistas de extensão e
voluntário(a)s, já estão acostumados a encarar propostas interdisciplinares,
travar parcerias com os diversos segmentos da escola, seja ensino, extensão ou
pesquisa, e conduzir processos criativos à moda “Do it Your Self”, de forma
destemida e espontânea, pois já incorporaram o espírito zineiro de expressar
ideias, deixando de lado a premissa de que a suposta “falta de criatividade” ou
“falta de jeito para artes visuais/manuais” ou a falta de expertise é obstáculo
para se fazer uma revista artesanal.
Já são quase cinco anos em que nosso
projeto incorporou ao cotidiano da escola a proposta do fanzine, percebida como
uma ferramenta de inestimável valor tanto no processo ensino e aprendizado,
seja como estímulo à produção textual e/ou método avaliativo, como também, vem
sendo acolhido como mídia alternativa com ampla eficácia educomunicacional.
Somente neste mês de agosto, além do evento sobre o tema depressão que
mobilizou toda a comunidade estudantil, sendo um excelente momento para dar
visibilidade ao fanzine e ao projeto, atendemos mais de 200 estudantes, num
trabalho de Língua Portuguesa e Literatura, como processo avaliativo,
subsidiado pelas oficinas que o projeto realizou à convite de duas professoras
da escola”, complementou Beralto.
Em meio às várias atividades
desenvolvidas em salas de aula e auditórios da escola no decorrer dos dias 29 e
30 de agosto, o projeto IFanzine se fez presente durante todo o evento com uma
sessão de autógrafos, na qual participaram o(a)s estudantes autore(a)s com uma
sessão de autógrafos, que sempre acontece quando do lançamento dos zines
produzidos pelo projeto, como forma de dar relevo ao zine como estímulo à
autoria e estabelecer uma relação mais fraterna e horizontal entre
leitor/autor, prática implícita na cultura fanzineira.
A PRODUÇÃO E CARACTERÍSTICAS DO
ZINE
A feitura do zine envolveu a
participação do coordenador do projeto IFanzine, o Beralto (Alberto de Souza) e
o psicólogo Marcelo Quirino, coordenando a produção dos estudantes. Realizou-se
uma oficina no mês de julho e aconteceram convocatórias junto aos grupos de
voluntários nas redes sociais. Os estudantes vinculados ao projeto, bem como
voluntário(a)s colaboraram nas produções com cartuns, HQs, ilustrações e
poemas. O fanzine, em formato 10x15cm, 20 páginas em preto e branco,
reproduzido em fotocópia, contou ainda com uma versão online com conteúdo extra
e que foi lançado simultaneamente no dia 30 às 16h, tal como divulgado na
fanpage do projeto IFanzine. O zine impresso contém um QR Code que facilita o
acesso ao link do e-zine. Outra novidade
é que a edição de 300 exemplares contou também com uma tiragem de 50 unidades
com capa cartoneira, utilizando papelão reaproveitado pintado à mão com guache
por meio de técnica de stencil. A manufatura desenvolveu-se em mutirão reunindo
os autores e outros integrantes do corpo de voluntários do evento.
LINK PARA ACESSO AO ZINE NA
VERSÃO ONLINE:
Veja algumas fotos!
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