MARIA EM AMADORA BD 2017

MARIA EM AMADORA BD 2017


Em Amadora, cidade vizinha a Lisboa, acontece entre os dias 27 de outubro e 12 de novembro de 2017 a 28a edição do Festival Internacional de Banda Desenhada – Amadora BD, que é o maior evento dedicado aos quadrinhos em Portugal e um dos mais prestigiosos da Europa. A programação é extensa, com grandes exposições de autores consagrados, bate-papos, premiações, sessões de autógrafos, visitas guiadas etc.

Os autores brasileiros têm estado presentes no festival não só pela afinidade linguística, mas porque vêm sendo publicados cada vez mais no país irmão. É o caso de André Diniz e Marcelo Quintanilha, dentre outros. Este ano, uma das atrações é o lançamento do segundo álbum de Maria, de Henrique Magalhães, pela editora Polvo, bem como uma exposição com as tiras da personagem.

Dirigida por Rui Brito, a Polvo lançará Maria: a maior das subversões, retomando uma das publicações mais apreciadas da personagem. A edição atual, revista e ampliada, resgata uma edição de Maria que representa sua guinada da crítica política contra o regime militar para a luta pelas questões sociais amplas, como os direitos das minorias. Nesse livro Maria assume a homossexualidade e propõe a revolução por meio do amor.


A exposição de Maria em Amadora foi motivada pela premiação de melhor álbum de tiras humorísticas, atribuída pelo festival em 2016 à publicação Seu nome próprio... Maria! Seu apelido, Lisboa, lançada pela Polvo em 2015, quando dos 40 anos da personagem. Essa premiação é um marco na trajetória dos quadrinhos do autor, que culmina com sua participação nesta edição do festival.

Henrique Magalhães é sócio honorário da ASPAS.