Só os Inteligentes Podem Ver: autobiografia em quadrinhos e sexualidade

Só os Inteligentes Podem Ver: autobiografia em quadrinhos e sexualidade

Compartilhamos o recém-lançado trabalho de Guilherme Smee, produto de sua pesquisa no mestrado profissional em Memória Social e Bens Culturais realizado na Universidade LaSalle (Canoas/RS).  


Guilherme Smee é mestre em Memória Social e Bens Culturais pela Universidade LaSalle e especialista em Imagem Publicitária e bacharel em Publicidade em Propaganda pela PUCRS. É publicitário, designer gráfico e roteirista, responsável por quadrinhos como Desastres Ambulantes (com Romi Carlos) e Abandonados Pelos Deuses: Sigrid (com Thiago Krening). Há mais de dez anos se dedica ao blog Splash Pages onde publica análises, resenhas e outros textos mais aprofundados sobre quadrinhos. 


Para produzir Só os Inteligentes Podem Ver, Guilherme Smee traçou algumas diretrizes que o orientaram na confecção de sua própria autobiografia em quadrinhos abordando questões de sexualidade, que estão presentes no final da publicação. Também neste livro em quadrinhos o leitor poderá encontrar partes da dissertação produzida, que discute identidade de gênero e as pressões socioculturais para uma atuação binária da normatividade como heteronormatividade, heterossexismo e heterossexualidade compulsória, além de outras teorias dos estudos queer, feministas e de gênero, fortemente apoiadas na filósofa pós-estruturalista Judith Butler. 

Orientado pela Prof. Dra. Tatiana Vargas Maia e co-orientação do Prof. Dr. Steven Butterman, da University of Miami, o quadrinho está disponível para download gratuito no site da editora paraibana Marca de Fantasia (www.marcadefantasia.com) e também pode ser adquirido em formato físico com o autor em eventos ou pelo e-mail guilhermesmee@gmail.com.

Confiram!