Como foi o II Aspas Norte, por  Ivan Carlo Andrade de Oliveira

Como foi o II Aspas Norte, por Ivan Carlo Andrade de Oliveira


O II Aspas norte aconteceu nos dias 11 e 12 de outubro de 2019, na sede da Biblioteca Pública Elcy Lacerda, em Macapá. A programação contou com apresentações de trabalho, oficinas, palestras e feira nerd.
O Aspas Norte surgiu da percepção de que há muita pesquisa sobre quadrinhos e cultura pop no Amapá e na região norte de forma geral, mas dificilmente os autores dessas pesquisas têm condições financeiras para participar de congressos nacionais. Assim, o surgimento de um congresso regional abre a possibilidade para apresentação desses trabalhos ao mesmo tempo em que estimula novas pesquisas na área.  
A programação foi dividida da seguinte maneira: oficinas de manhã, apresentações de trabalhos à tarde e palestras à noite. 
As oficinas tiveram foco principalmente no uso da cultura pop em sala de aula: Filosofia no cinema: um diálogo filosófico com os desenhos animados no processo educacional, de Jeancarlo Pontes Carvalho;  Introdução aos Jogos de Narrativa Compartilhada (RPG), de Daniel Santos Coimbra;  Cosplay com sucata, com Suelen Marques Barbosa.
Na programação recreativa tivemos também um open house do jogo Magic The Gathering.
O congresso contou com a apresentação de dez trabalhos, divididos em dois dias, com os mais variados temas, com autores da Universidade Federal do Amapá, da Universidade Estadual do Amapá, da Universidade Estadual do Pará e da Universidade Federal do Paraná.
Entre os trabalhos apresentados, podemos destacar: FEMINISMO NEGRO E ARTE SEQUENCIAL: A RESSIGNIFICAÇÃO DO PAPEL DA MULHER NEGRA NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS —Susan Karolaine Gonçalves Soares Barbosa –Universidade do Estado do Pará; AS DIVERSAS FACES DO AMOR: O MITO DO ANDRÓGINO NO MANGÁ YOU NAME – Fernanda Rabelo de Souza – Ueap;  REALIDADE E FICÇÃO EM RONIN DE FRANK MILLER –Débora Aymoré. –UFPR;  CONCEPÇÕES DE ARTE E VISÕES DE MUNDO EM WILL EISNER E FRANK MILLER – Rafael Senra Coelho –Universidade Federal do Amapá.
As palestras tiveram foco principalmente no uso da cultura pop em sala de aula. O professor Ivan Carlo falou sobre o Uso de quadrinhos na sala de aula; Débora Aymoré dissertou sobre Pesquisa científica e Cultura Pop e Rafael Senra palestrou sobre Adaptação de literatura para os quadrinhos: técnicas e possibilidades.
Durante todo o evento tivemos um grande público, em especial durante as apresentações de trabalho, à tarde, tornando movimentada a feira de produtos nerds. Os estandes foram montados no hall da Biblioteca Pública, nas proximidades da entrada do auditório, onde ocorreu a maior parte da programação. Foram oito estantes, entre eles, O Pobre Nerd, Gorila's Geek, Tardis Store e Boton Mania.
O evento contou ainda com o apoio da loja de quadrinhos Caverna, que disponibilizou kits para serem sorteados entre os participantes e deu desconto para os congressistas.

Seguem alguns registros feitos por Arhur Correa.