ASPAS FAZ PARCERIA COM O GRUPO DE PESQUISA ANIMÊ, MANGA. SCIFI DA FIOCRUZ

ASPAS FAZ PARCERIA COM O GRUPO DE PESQUISA ANIMÊ, MANGA. SCIFI DA FIOCRUZ

No mês de novembro a ASPAS foi uma das apoiadoras de uma série de atividades que envolveram mangás, animês, Harry Potter e até múmias. Pois é muito louco, né? Tudo isso foi parte da um projeto de iniciação científica envolvendo estudantes e professores das escolas de Leopoldina (MG), em parceria com a FIOCRUZ, especificadamente com o Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociencias e Saúde. Para quem não sabe, Leopoldina é a sede da ASPAS e o lugar onde, literalmente, nossa associação nasceu. Por isso estamos sempre nos envolvendo em atividades culturais e educacionais, como um retorno à comunidade que sempre nos acolheu. positiva.

Este ano firmamos uma parceria com o Grupo de Pesquisa Animê, Mangá, SciFi (Ficção Científica) e Cultura Pop no Ensino de Ciências (AMSEC-Pop), do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que surgiu em 2019, por iniciativa da pesquisadora Anunciata Sawada. Sua proposta de trabalho é utilizar o animê, o mangá e a ficção científica no ensino de ciências, estabelecendo uma trabalho interdisciplinar que envolve as Ciências Biológicas e da Saúde e as áreas de Humanas e Sociais.

Nesta primeira parceria trouxemos para a cidade três oficias, entre os dias 17 e 19 de novembro de 2022, que foram oferecidas a alunos e professores da rede municipal de ensino e da rede privada, nas quais a ciência foi abordada a partir de elementos da cultura pop. Tivemos as oficinas: 

1. Perfumes: obras de arte, composições químicas ou poções mágicas? que aborda saberes da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, para estudantes, de modo interdisciplinar, discutindo tópicos de Biologia e Química numa abordagem CienciArte, usando como pano de fundo o universo de Harry Potter, ministrada por, Helder Silva Carvalho – Doutorando do curso de pós-graduação em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz/RJ. 


2. Aprendendo Ciências com Animês: Meio Ambiente e Saúde em Animações Do Studio Ghibli, que utiliza trechos de animês do Studio Ghibli para se discutir sobre temáticas referentes à Saúde e Meio Ambiente, ministrada por Ana Isabelle Santana Baptista Mestranda da Pós-graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde, do Instituto Oswaldo Cruz – Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). 




3. Mangá e Animação japonesa podem ensinar?, que utiliza mangá e animês para analisar  narrativas e representações imagéticas no mangá e animação japonesa que abordam concepções sobre natureza, indivíduo, sociedade, ciência e tecnologia, ministrada por Bruna Navarone Santos, Doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde, do Instituto Oswaldo Cruz – Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).




As oficinas tiveram uma avaliação e uma aceitação maravilhosas, tanto por alunos quanto por professores. E lembram das múmias? Pois é, com essa parceria maravilhosa tivemos como bônus a exposição 'Doença de Chagas: da pré-história à atualidade', que ficou em exibição entre os dias 21 e 25 de novembro. A exposição parte das comemorações dos 150 anos de Oswaldo Cruz, e sua iniciativa partiu da Universidade Mayor de San Simon, da cidade de Cochabamba, na Bolívia. A exposição foi cedida para tradução ao português e acrescida de algumas informações que recordam a trajetória recente das pesquisas em Chagas no IOC. Leopoldina foi um dos poucos lugares nos quais a exposição esteve, antes de ir para a Europa.

A exposição foi guiada por dois alunos da UFF que vieram à cidade apenas com esse objetivo, Clarisse Falheiro de Alcântara e Enzo Antonello Terrana Bezerra de Melo Brito. Eles receberam alunos de diversas escolas, ao longo da semana, e trabalharam temas como saúde, história e biologia. Usaram atividades lúdicas como exibição de animação, jogos e uma oficina de marcadores de texto.





A ASPAS agradece por essa maravilhosa parceria e o apoio que tivemos da Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Cultura de Leopoldina e do Colégio Imaculada Conceição, que ajudaram a trazer os oficineiros e cederam espaço para a exposição. Esperamos ansiosamente por futuras parcerias com a FIOCRUZ.