ASPIANA É CONTEMPLADA COM TROFÉU ANGELO AGOSTINI

ASPIANA É CONTEMPLADA COM TROFÉU ANGELO AGOSTINI

A Prof.ª Dr.ª Danielle Barros foi premiada com o troféu Angelo Agostini na noite de 30 de janeiro, data em que se comemora o Dia do Quadrinho Nacional no Brasil. Papo de Mulher: AlmanaqueZine de Fotonovelas, organizado pela professora foi contemplado como melhor fanzine da premiação, que está em sua 39ª edição. 



Evllin Sousa Cardoso Oliveira, bolsista de Medicina na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFESB), também faz parte da feitura desta publicação. A equipe conta ainda com a colaboração voluntária das monitoras, e discentes da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Maria Aparecida Reis de Souza, Jaqueline Pessoa Gonzaga e Ane Cattariny Nossa. O projeto também foi apresentado em diversos eventos acadêmicos nacionais e internacionais.


A Prof.ª Dr.ª Danielle Barros utiliza o formato fotonovela para comunicar mensagens sobre a prevenção e o tratamento de doenças e outros males da saúde através de fanzines. O trabalho conta com 24 páginas coloridas, contendo oito histórias elaboradas por Aline Baffa, Ana Basaglia, Andréa Rocha, Ane Cattariny Nossa, Danielle Barros, Evllin Oliveira, Jéssica Souza e Thina Curtis.


Evllin Oliveira fala sobre a sensação de ser contemplada com o Angelo Agostini: “Fico muito feliz de fazer parte do projeto Papo de Mulher que me proporcionou o contato com o mundo dos fanzines, aprendendo a compartilhar do conhecimento científico junto de saberes de tantas mulheres em que formamos nossa primeira edição do AlmanaqueZine de Fotonovelas, sendo uma honra ser autora participante dessa produção e de estar na homenagem do prêmio Ângelo Agostini 2024”. Completa, saudando sua supervisora “Gratidão à minha orientadora Danielle Barros que tem me guiado em tantos caminhos da educação é feito a diferença no meu crescimento profissional e pessoal”.


Por sua vez, a Prof.ª Dr.ª Danielle Barros traz um profundo depoimento sobre a importância da arte sequencial na luta para contribuir com a saúde e o bem-estar da população brasileira: “O projeto Papo de Mulher, hoje denominado Papo de Mulher na Educação Científica: Proposições de práticas pedagógicas lúdicas e decoloniais para o ensino de ciências e saúde”, surgiu em 2021 e trata temáticas pertinentes às mulheres, desde assuntos ligados a políticas públicas bem como questões relacionadas ao racismo estrutural, saúde mental das mulheres negras, entre outros. É importante ressaltar aqui a potência que os fanzines têm não apenas na educação, mas como meio de expor nossas vozes, sentimentos, autoralidade, arte e cultura”.


Ela ressalta o papel da ASPAS e de suas oficinas como parte de uma contribuição importante para sua formação sobre fanzines: "Receber esse troféu foi uma grande emoção e motivo de alegria. Embora já fizesse ‘zines’ desde criança quando criava minhas próprias revistas artesanais, conheci o termo ‘fanzine’ em 2012 quando participei como aluna de uma oficina de zines com o prof Gazy Andraus no I Entre Aspas. Desde então me tornei fanzineira e levei os zines para minha prática pedagógica em sala de aula na universidade, para a pesquisa acadêmica e extensão”.


A ASPAS gostaria de celebrar ao lado de Danielle e Evllin esta conquista que lança luz aos trabalhos de nossos associados e celebra a arte sequencial, especialmente em suas formas fanzine e fotonovela.


---


Danielle Barros é doutora em Ciências pela Fiocruz, professora adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais (PPGER/UFSB), membro do GT de Comunicação e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Membro da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS). Coordenadora dos projetos: Ciarte (Ciência, Arte e Ensino), Cartozine, Epicovitx, Divulcovid, JOGOTECA UFSB e Papo de Mulher.


Links importantes:


Se você ainda não leu, baixe o fanzine aqui - Papo de Mulher: Almanaquezine de Fotonovelas: https://www.canva.com/design/DAFMuuNWjHA/jOmhhCVrxTsmXGHUhnbPZg/edit?utm_content=DAFMuuNWjHA&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton 

Trecho da premiação do fanzine Papo de Mulher:

 https://youtu.be/rAXkplvzcxw 

Confira a cerimônia de premiação completa aqui: https://www.youtube.com/live/b9c-T51362s?si=MEMM5y5-m__1QJMW 

Siga Papo de Mulher no Instagram:

 https://www.instagram.com/papodemulherufsb/ 

Veja outras notícias do projeto:

Vencedores do 39º Troféu Angelo Agostini: 

https://aqc-sp.com.br/2024/01/30/vencedores-do-39o-trofeu-angelo-agostini/ 

Professora Danielle Barros (UFSB) participa do congresso 7as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos na USP com apresentação de trabalho e lançamento de livro :https://ivsacerdotisa.blogspot.com/2023/09/docente-da-ufsb-participa-do-congresso.html 

Professora da UFSB (Campus Paulo Freire) apresenta trabalho em congresso na Argentina: https://correiodoestadobahia.com.br/?p=6452 

Projeto de extensão desenvolve fotonovelas para comunicar sobre educação em saúde :https://ufsb.edu.br/ultimas-noticias/3831-projeto-de-extensao-desenvolve-fotonovelas-para-comunicar-sobre-educacao-em-saude 

Publicado artigo completo do projeto de extensão Papo de Mulher sobre mapeamento da utilização de fotonovelas na Educação e Comunicação em Saúde: https://ufsb.edu.br/ultimas-noticias/4094-publicado-artigo-completo-do-projeto-de-extensao-papo-de-mulher-sobre-mapeamento-da-utilizacao-de-fotonovelas-na-educacao-e-comunicacao-em-saude