A ASPAS foi uma das parceiras da Festa Literária de Leopoldina (FLILEO), que ocorreu entre os dias 19 e 26 de maio de 2018. O evento foi uma parceria entre várias instituições da cidade, como a Academia Leopoldinense de Letras e Artes (ALLA), a Secretaria Municipal de Cultura, a Secretaria Estadual de Educação, a Secretaria Municipal de Educação, a Casa de Leitura Lya Muller Botelho, citando algumas. Durante o evento foram realizadas palestras, oficinas, apresentações culturais, trocas e venda de livros.
Durante a FLILEO, a ASPAS participou através de seus associados, Rapha Pinheiro e Hamilton Kabuna, que ministraram oficinas, respectivamente, de quadrinhos e roteiro, e por meio de um estande, montado na praça central da cidade no dia 26 de maio, fechamento do evento. Na ocasião, Rapha Pinheiro, que também é quadrinista, lançou seus quadrinhos.
No seu estande, a ASPAS apresentou seu trabalho de pesquisa com quadrinhos e o trabalho independente de alguns de seus associados, por meio da divulgação de suas publicações. Foi a primeira experiência deste tipo para ASPAS. Nós saímos do nosso reduto acadêmico para interagirmos com o público geral. O retorno não poderia ter sido melhor, tanto pelo interesse demonstrado pelos visitantes do estande sobre as pesquisas em arte sequencial, quanto pelas palavras de incentivo que recebemos.
Agradecimentos especiais a Maiara Alvim, Caetano Borges, Rapha Pinheiro e Hamilton Kabuna que doaram seu tempo e seu trabalho para que nossa participação no evento pudesse ocorrer.
Vale lembrar que a ASPAS nasceu e possui sua sede em Leopoldina (MG), desde 2012, e este ano completa seis anos de intenso trabalho em promoção da pesquisa e do ensino envolvendo as Histórias em Quadrinhos. Leopoldina não apenas nos acolheu em nossos encontros como agora nos acolhe como uma instituição promotora de conhecimento e cultura para a localidade.
Confira abaixo algumas fotos tiradas durante o evento.
Oficina com Rapha Pinheiro, sobre quadrinhos, na Casa de Leitura Lya Muller Botelho, no dia 24 de maio. |
Oficina com Hamilton Kabuna, sobre quadrinhos, na Casa de Leitura Lya Muller Botelho, no dia 25 de maio. |
Rapha Pinheiro visita o Colégio Imaculada Conceição para divulgar a FLILEO e o estande da ASPAS a alunos e professores, no dia 25 de maio. |
Estande da ASPAS, na FLILEO. |
Estande da ASPAS, na FLILEO. |
Movimentação na Praça Felix Martins, onde ocorreu a feita de livros no dia 26 de maio. |
Emoticon