Programação cultural FNPAS 2022- Mesas redondas

Programação cultural FNPAS 2022- Mesas redondas

 Dando sequência à programação cultural do VI FNPAS, convidamos todos e todas a acompanharem as mesas de debate que acontecerão de 03 a 05/11, às 19h no canal do Youtube da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial 

As mesas são gratuitas e abertas. As transmissões ao vivo não oferecem certificado de participação. 

03/11, quinta-feira, 19h. Mesa de abertura :“Balanço dos grupos de pesquisa em quadrinhos e zines no Brasil”

Com Gazy Andraus, Natania Nogueira e Nataniel dos Santos, apresentação de Maiara Alvim

Gazy Andraus: Doutor pela ECA-USP, em pós-doutoramento pelo PPGACV da FAV-UFG (Bolsista CAPES-PNPD).Pesquisador e membro do Observatório de HQ da USP e do grupo de pesquisa CRIA_CIBER (FAV/UFG) e Poéticas Artísticas e Processos de Criação (UFG). Autor de HQs e Fanzines na temática fantástico-filosófica, publica artigos e textos no meio acadêmico e em livros acerca das Histórias em Quadrinhos e Fanzines.

Natania Nogueira: Doutora em História (UNIVERSO) e professora na educação básica em Leopoldina (MG). Implementou a Gibiteca Escolar da Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado que recebeu, em 2008, o prêmio Professores do Brasil.Cofundadora da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS). Autora, dentre outros, de “As histórias em quadrinhos e a escola: práticas que ultrapassam fronteiras” e “Histórias em quadrinhos e educação: princípios gerais e práticas educativas”. 

Nataniel dos Santos Gomes: Doutor em Linguística (UFRJ), com pós-doutorado em Língua Portuguesa (UERJ). Professor da UEMS, líder do NuPeQ (Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos). Pesquisador do SELEPROT (Semiótica, Leitura e Produção de Texto) e da ASPAS (Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial). Editor, autor de livros e artigos acadêmicos sobre quadrinhos, linguística, línguas indígenas, ciência da religião e teologia. 

Maiara Alvim: Doutora em Letras - Estudos Literários (UFJF). Professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal do Rio de Janeiro-Campus Avançado Resende, nas áreas de português e inglês, e coordena o curso técnico em Guia de Turismo integrado ao médio no mesmo campus. Atualmente é diretora administrativa na ASPAS.

04/11, sexta-feira, 19h. Mesa de conversa :  Os acervos públicos de quadrinhos: gibitecas de norte a sul”

Com Dani Marino,Guilherme Smee e Henrique Magalhães, mediação de Natania Nogueira

Dani Marino: Mestra em comunicação e doutoranda em ciência da informação pela ECA/USP. Especialista em histórias em quadrinhos e questões de gênero. Integrante da associação de pesquisadores em arte sequencial (ASPAS), e do grupo de pesquisa de Histórias em Quadrinhos e Crítica (UFSM/RS). Co-organizadora do livro Mulheres & Quadrinhos (Skript) com Laluña Machado, ganhador de 2 troféus HQMix e autora da HQ Lia Harumi sem Limites, com Carol Pimentel (Skript) 

Guilherme "Smee" Sfredo Miorando: Quadrinista e designer editorial, curador da Gibiteca BPE. Doutorando em Ciências da Comunicação (Unisinos), mestre em Memória Social e Bens Culturais (UniLaSalle), especialista em Histórias em Quadrinhos pela EST e especialista em Imagem Publicitária e bacharel em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda (PUCRS). 

Henrique Magalhães: Autor da personagem “Maria”, de tiras humorísticas. Professor da Universidade Federal da Paraíba, criou em 1990 a Gibiteca Henfil como projeto de extensão. Atuou nos cursos de Comunicação Social, Comunicação em Mídias Digitais e no Mestrado em Comunicação. É editor e responsável pela editora Marca de Fantasia.

Natania Nogueira:  Doutora em História (UNIVERSO) e professora na educação básica em Leopoldina (MG). Idealizou e implementou o projeto da Gibiteca Escolar na Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado, que recebeu, em 2008, o prêmio Professores do Brasil, oferecido pelo MEC. Cofundadora da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS).05/11, sábado, 19h- Mesa de encerramento: A divulgação científica e a cultura pop

Com Elidiomar Ribeiro da Silva e mediação de Gutts Tanar 

Elidiomar Ribeiro da Silva: Biólogo formado pela UFRJ, mestre e doutor em Zoologia pelo Museu Nacional (UFRJ), professor dos cursos de Ciências Biológicas da UNIRIO, onde coordena projetos de pesquisa e extensão tendo como temática a Zoologia Cultural. É organizador do Colóquio de Zoologia Cultural e da Mostra de Biologia Cultural, editor-adjunto da revista A Bruxa e editor do zine Homem-Leoa.

Gutts Tanar: Doutorando em História Social (Unirio), e mestre em História Social pela (UFF). Professor no ensino básico, mantém o Projeto Histudando, ação  de Divulgação Científica de História no YouTube e no Instagram. Atual diretor cultural da Aspas.