Programação cultural FNPAS 2022- Oficinas

Programação cultural FNPAS 2022- Oficinas


Com alegria convidamos a todas e todos a participarem das atividades culturais do VI FNPAS. Teremos oficinas gratuitas, com inscrições prévias e certificado de participação. Acompanhe a programação e participe! Vagas limitadas. 

As oficinas acontecerão de 03 a 05 de novembro, no período da manhã, de forma virtual, via Zoom. São gratuitas, com inscrições prévias e vagas limitadas, definidas por 1º- ordem de inscrição; 2º- adequação aos requisitos indicados previamente por cada oficina.

Inscrições a partir de 28 de outubro de 2022 em https://www.even3.com.br/VIFNPAS

* Certificado de participação será emitido para quem assinar a lista de presença. 

Fanzines, zines, biograficzines - criatividArte e educação. 

03/11, quinta, das 10h às 12h

Palestra de (re)conhecimento aos educadores (professores) acerca dos fanzines e afins: seu conceito, histórico, amostragem, interdisciplinaridade e potencial expressivo autoral e educacional instigador à criatividade, usurpada pelo cartesianismo-reducionista que grassou também na área educacional-pedagógica, o que pede uma liberdade e seu amplo desenvolvimento sistêmico, que o fanzine pode oferecer!

Indicado a maiores de 18 anos. Não é necessário conhecimento prévio.

Com Gazy Andraus: Pós-doutorando pelo PPGACV da FAV-UFG (Bolsista CAPES-PNPD), Doutor pela ECA-USP, Mestre em Artes Visuais pela UNESP, Pesquisador e membro do Observatório de HQ da USP, Integrante do grupo de pesquisa CRIA_CIBER (FAV/UFG) e Poéticas Artísticas e Processos de Criação (UFG). Também publica artigos e textos no meio acadêmico e em livros acerca das Histórias em Quadrinhos (HQs) e Fanzines, bem como também é autor de HQs e Fanzines na temática fantástico-filosófica.

Mulher-Maravilha: do começo ao fim.

03/11, quinta, das 10h às 12h

Em nosso minicurso apresentaremos, de forma introdutória, a história e a cronologia da Mulher-Maravilha, de sua criação (1941) aos dias atuais (2021), bem como a sua relação com o feminismo. Destaca-se personagens, HQs representativas e filmografia. Esperamos propiciar aos participantes noções básicas sobre a heroína e elementos iniciais para o entendimento da linguagem dos quadrinhos presente na HQ Mulher-Maravilha: Deuses e Mortais.

Com  Alex Caldas: Doutor em Letras (UERJ/CAPES-PSDE-Universidade do Chile) com pós-doutorado em Letras (UNIFESP). Mestre em Letras (UFV/CAPES/REUNI). Licenciado em Língua Portuguesa e Bacharel em Estudos Linguísticos (UFOP). Professor efetivo do EBTT no Ifes, campus Venda Nova do Imigrante.

O que esperar ou não do estudante em uma produção de HQ? 

04/11, sexta,  das 10h às 12h 

A produção de HQs em sala de aula, pode e é uma opção muito produtiva e viável para o aprendizado. Contudo, a depender da disciplina e turma, as formas de lançar a proposta de produção se alteram e saber trafegar entre os diferentes mares é um requisito importante para o docente. Nessa proposta pretendemos abordar sobre a expectativa do professor, o que o atual sistema de ensino produz/requer dos sujeitos, o que Vygotsky nos diz sobre as produções artísticas e de qual forma vai de encontro com a produção de HQs.

 Pré-requisitos: Ter cadastro na plataforma Canva 

Público-alvo:  estudantes de licenciaturas, pedagogia, educadores em geral interessados na utilização de quadrinhos em contexto educativo.

Indicado a maiores de 18 anos

Com Vanuza Durães: Graduada em matemática licenciatura (UFMS), mestre em Educação Matemática (UFMS), integrante dos grupos de pesquisa ASPAS, TeDiMEM (Tecnologias Digitais, Mobilidade e Educação Matemática) e NuPeQ (Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos).

 A prática das HQs nas aulas de Língua Portuguesa

05/11, sábado, das 10h às 12h

O objetivo dessa oficina é mostrar as possibilidades de trabalhar as Histórias em Quadrinhos nas aulas de Língua Portuguesa, tanto ao que se refere à gramática normativa, quanto à variação linguística e nessa perspectiva, apresentar as atitudes linguísticas para que os professores conheçam sobre o tema a fim de levarem para a sala de aula diferentes abordagens linguísticas. A metodologia utilizada está direcionada por Rama e Vergueiro (2012), Ramos (2009) e Bechara (2009). As discussões serão norteadas por análises de HQs que servem como propostas de novas atividades a serem aplicadas como suporte da aprendizagem.

Indicado a maiores de 18 anos.

Com Wanessa Rodovalho : Doutoranda em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), professora efetiva da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Linha de pesquisa: Estudo de Processos de Variação e Mudança e de Descrição. Pesquisa sobre crenças e atitudes linguísticas e é amante das Histórias em Quadrinhos.

 Análise Teórica dos Super-Heróis 

Dia 05/11, sábado, das 11h às 13h

Esta oficina se propõe em reunir teorias e metodologias para o estudo dos super-heróis enquanto elementos de um fenômeno que teve início no começo do século XX e vem se reinventando através das mudanças culturais ao redor dele. Para tanto, serão apresentadas algumas influências que levaram à ascensão dos super-heróis, um foco nos heróis Capitão América e Superman e suas acepções nacionalistas e messiânicas. também serão pensados os super-heróis como mitos a partir da discussão de teóricos como Campbell, Barthes, Eco e Lawrence/Jewett. Abordarei o sistema mítico-semiótico dos super-heróis e suas 

questões nos fluxos de sentidos. Por fim, estabelecerei uma diferenciação entre super-heróis, supervilões e as vítimas.

Indicado a maiores de 18 anos.

Com Guilherme “Smee” Sfredo Miorando: Roteirista, quadrinista, publicitário e designer gráfico. É doutorando em Ciências da Comunicação, Mestre em Memória Social e Bens Culturais, Especialista em Imagem Publicitária e em Histórias em Quadrinhos. É autor dos livros ‘Loja de Conveniências’ e ‘Vemos as Coisas Como Somos’. Também é autor dos quadrinhos ‘Bem na Fita’, ‘Só os Inteligentes Podem Ver’, 'D.I.V.A.S. Brasileiras' e 'Mandinga!'