MOMENTO CULTURAL NA ABERTURA DO VI ENTRE ASPAS: EXIBIÇÃO DE CURTAS DA COLA ANIMATION

MOMENTO CULTURAL NA ABERTURA DO VI ENTRE ASPAS: EXIBIÇÃO DE CURTAS DA COLA ANIMATION

Na abertura do VI Entre ASPAS, 01 de junho de 2023, teremos a exibição de cinco curtas de animação do premiado estúdio português COLA Animation, uma cooperativa de produção internacional especializada em dar vida a conteúdos de filmes artesanais de alta qualidade. As animações produzidas pelo cola recebem indicações e prêmios em diversos festivais internacionais. 


Os curtas foram gentilmente cedidos pelo produtor e animador Bruno Caetano e farão parte da programação cultural do nosso encontro estando, inclusive, aberta ao público externo. Serão cerca de uma hora de exibição, com início previsto para as 10 horas. Serão exibidos os seguintes curtas:



O curta de animação de Ala Nunu, Ahead (2021), retrata um relacionamento, onde um parceiro é retratado como sem cabeça e precisando do apoio do outro. Criado com a esperança de que seu filme “ajude algumas pessoas a se sentirem vistas”,  Ahead  é um relógio suave e tocante, repleto de mundos irreconhecíveis e emoções universais. Ahead  está centrado na questão de saber se você pode realmente ajudar alguém se eles não estiverem prontos para essa ajuda. “Você pode consertar algo que não quer ser consertado?”, O curta encoraja a refletir sobre seus próprios relacionamentos. 


Sr. Jacinto é um homem simples que trabalha diariamente em um pedágio. Esse senhor vive em uma cidade em que a natureza é proibida.  O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto (2020) é  acreditar na liberdade de poder ter plantas. A fim de discutir a necessidade de mudanças essa animação distópica reflete sobre a tomada do espaço das plantas e animais pelas chamadas selvas de pedra.  A produção portuguesa de aproximadamente 11 minutos, realizada por Bruno Caetano é um dos filmes portugueses mais apresentados em festivais nacionais e internacionais e um dos filmes de animação de marionetas mais visto e galardoado da animação portuguesa nos últimos anos.



Com roteiro e realização de  Kijek/Adamski, Slow Ligth (2022) conta a história de um homem com olhos muito densos que enxerga toda a realidade que o cerca somente após sete anos. A consequência do defeito ocular traduz-se na imaturidade mental do homem, na falta de compreensão do presente e nas reflexões tardias sobre fatos passados. O homem nunca é maduro o suficiente para sua idade e vive constantemente no passado.



L'Ombre des Papillons (2022) foi realizado pela marroquina Sofia El Khyari, formada pela   Royal College of Art de Londres e nos leva a refletir sobre os sentimentos que guardamos dentro de nós.  Obcecada pela lembrança de um amor passado, uma mulher se refugia na contemplação de borboletas que parecem povoar uma floresta misteriosa. Dominado por um complexo sentimento de nostalgia agridoce, ela reúne sonho e realidade, fantasia e frustração, prazer e dor. E acreditando que está fugindo da realidade, ela realmente a confronta e inconscientemente se prepara para um renascimento.


Ice Merchants é uma curta-metragem de animação portuguesa de 2022 escrita e realizada por João Gonzalez. A curta de 14 minutos sobre o amor familiar foi a primeira animação portuguesa a ser premiada no Festival de Cinema de Cannes, onde estreou no âmbito da Semana Internacional da Crítica de 2022 e indicado para Oscar de 2023. Um homem e o seu filho saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite


Visite o site do VI Entre ASPAS e acompanhe as atualizações na programação, clicando aqui!