ATIVIDADES GRATUITAS PARA ESTUDANTES E DOCENTES DURANTE O VI ENTRE ASPAS

ATIVIDADES GRATUITAS PARA ESTUDANTES E DOCENTES DURANTE O VI ENTRE ASPAS

Este ano a ASPAS estará retornando às atividades presencias com o VI Entre ASPAS, que será realizado nos dias 01, 02 e 03 de junho, em Leopoldina, MG. Abraçando do seu compromisso social com a cidade que a acolheu, a ASPAS estará oferecendo para o público externo atividades sobre quadrinhos e cultuara POP, ofertadas a escola públicas e privadas e ministradas por professores e pesquisadores. As atividades serão realizadas nos dias 01 e 02 de junho, nos turno da manhã e da tarde, a partir de agendamento prévio. 

1 - Criando Histórias em Quadrinhos (oficina) 

Ministrante: Cátia Ana Baldoino da Silva - Programadora Visual da Universidade Federal de Goiás. Doutoranda e Mestra em Estudos Literários no Programa de Pós-graduação Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, sob orientação do Prof. Dr. Marcelo Ferraz de Paula . A dissertação, intitulada "O tempo multidimensional nos quadrinhos: um estudo das estratégias narrativas em Here, de Richard McGuire" recebeu em 2020 o Prêmio HQMIX na categoria mestrado. Possui graduação em Artes Visuais com habilitação em Design Gráfico pela Universidade Federal de Goiás (2007). É membro associado da ASPAS (Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial).

Duração: 2h -  Participantes: todas as idades, máximo 20

2 -  Perfumes: obras de arte, composições químicas ou poções mágicas?  Oficina prática (oficina)

Responsável: Helder Silva Carvalho - Doutorando em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (IOC/Fiocruz), com projeto na linha de pesquisa em Ciência e Arte. Mestre em Ciências pelo mesmo programa, possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy (Unigranrio, 2010) e em Ortóptica pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR, 2008). É docente da disciplina de Ciência e Arte, do curso de especialização em Ensino de Ciências do Ibrag (UERJ) e ministra disciplinas sobre plantas aromáticas, bioquímica e Aromaterapia baseada em evidências em cursos de formação de aromaterapeutas, no Rio de Janeiro. É responsável pelo canal "Herbologia e Poções" onde dedica-se ao ensino de tópicos em Biociências na perspectiva da abordagem Ciência e Arte, mesclando elementos de literatura, cultura POP e ficção científica com conteúdo biológico. Também divulga e populariza a ciência por meio da rede social Instagram, no perfil @helderscarvalho.

Duração: 2h - Participantes: público geral, todas as idades, máximo 20

3 - HQforismos em zines – história em quadrinhos poético-aforísticas em fanzines (palestra teórico-prática)

Responsáveis: Gazy Andraus – Atualmente realiza pós-doutoramento no Programa de pós-Graduação em arte e Cultura Visual (Ppgacv) da Faculdade de Artes Visuais - FAV-UFG, pesquisando os zines de arte. Tem Doutorado em Ciências da Comunicação pela ECA - Escola de Comunicações e Artes da USP - Universidade de São Paulo (2006), mestrado em Artes pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e graduação em Licenciatura Plena Em Educação Artística pela FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado (1992). Sua tese “As histórias em quadrinhos como informação imagética integrada ao ensino universitário”, defendida na ECA / USP foi premiada como melhor tese no HQ-Mix-2007, do ano de 2006. Tem experiência no ensino de graduação e pós-graduação na área de Comunicação e Artes e Educação, com ênfase em Comunicação, Arte e Cultura, atuando interdisciplinarmente principalmente nos seguintes temas: história em quadrinhos (HQ) de autor, informação imagética, educação (mudança de paradigmas), arte e editoração alternativa (fanzine). É também autor e auto-editor de HQ autoral poética de temática fantástico-filosófica e de Fanzine na mesma temática.

Danielle Barros Silva Fortuna
- Professora Adjunta na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) na área Ensino de Ciências / Práticas Pedagógicas / Metodologias Ativas / Formação de Professores de Ciências, Classe A, regime de Dedicação Exclusiva, com lotação no Campus Paulo Freire em Teixeira de Freitas, BA. Doutora em Ciências na área de Ensino de Biociências e Saúde na FIOCRUZ (Instituto Oswaldo Cruz). Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde do ICICT (FIOCRUZ). Tem experiência na área de ciência e arte na educação científica, pesquisa de perfis epidemiológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, utilização jogos, quadrinhos, cartozines e fanzines como estratégia didática para o ensino de ciências e saúde, materiais educativos na saúde, educação em saúde, práticas pedagógicas, estratégias lúdicas no ensino, perfil epidemiológico de doenças infecciosas (tuberculose, COVID19), ferramentas lúdicas no ensino de Micologia (Projeto Fungus Extremus/UNEB), entre outros. Atua em pesquisa com elaboração de quadrinhos sobre Biossegurança laboratorial (UNEB). Membro da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) - Atuando com foco na pesquisa em História em Quadrinhos no Ensino de Ciências; expressão artística e autoral independente. Membro fundadora da ANZINE- Associação Nacional de Pesquisa e criação de fanzines. Coordenadora dos projetos: CiArtE (Ciência, Arte e Ensino), Cartozine, Epicovitx, Divulcovid, JOGOTECA UFSB, e outros, vinculados ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) do Campus Paulo Freire (CPF/UFSB).

Duração: 2h - Participantes: educadores, máximo 20

4 - Oficina de Criação de Tiras em Quadrinhos: O segredo!

Responsável: Valéria Aparecida Bari - É formada e exerce profissionalmente a Biblioteconomia e Documentação desde 1990. Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2008). Ingressou na carreira docente do magistério superior da Universidade Federal de Sergipe - UFS (2009). É líder do GRUPO PLENA - Grupo de Leitura, Escrita e Narrativa: Cultura, Mediação, Apresentação Gráfica, Editoração, Manifestações, desde 2015. Tem experiência profissional e docente nos campos da Ciência da Informação, Comunicação e Educação. É vinculada ao Departamento de Ciência da Informação (DCI), e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Exerceu cargo eletivo de Conselheira do CRB5, no período de 2014-2017. Atualmente, é conselheira nomeada do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), na 19 gestão (2022-2024).

Duração: 2h - Participantes: educadores, máximo 20 

Para saber mais sobre o VI Entre ASPAS clique aqui e visite site do evento.