Disponível nova publicação da ASPAS

Disponível nova publicação da ASPAS





Está disponível para download nova publicação da editora da ASPAS. O tempo nos quadrinhos é um e-book que reúne a produção gráfica de Cátia Ana B. Siva, realizada a partir de seu mestrado, defendido em 2019. Explorando a linguagem dos quadrinhos, a autora investiga como se dá a representação do tempo em narrativas literárias e gráficas.


O e-book é composto por sete histórias em quadrinhos, desenvolvidas entre 2018 e 2019. Cidade, Onde está o tempo?, Circle game, Casulo e Selfie tem até duas páginas e possuem um tom poético e filosófico a respeito de algumas percepções do tempo. Produzidas durante o desenvolvimento da pesquisa da autora, elas foram reunidas e publicadas de forma independente no zine Tempo (2018). A configuração temporal dos quadrinhos compõe as considerações finais da dissertação O tempo multidimensional nos quadrinhos: um estudo das estratégias narrativas em Here, de Richard McGuire, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás e orientada pelo Prof. Marcelo Ferraz de Paula. Em forma de quadrinhos, nela é sintetizado as observações e conclusões da autora ao longo de sua pesquisa. O Aleph: uma aproximação com os quadrinhos, é uma versão revisada de artigo em quadrinhos apresentado e publicado nos anais das 6as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos de 2019.

Um pré-lançamento foi realizado em 01/06, presencialmente, na cidade de Leopoldina-MG, durante o VI Entre ASPAS. O próximo lançamento ocorrerá de forma online, no formato de palestra, durante o Seminário Quadrinhos em Discurso, organizado pelo projeto Seminário Interdisciplinar Linguagens, Culturas e Educação - SILCE, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Oeste/Iporá. O evento, que possui vasta programação online, ocorre dos dias 14/06 a 16/06 no canal do youtube SILCE.


Baixe e leia o e-book, gratuitamente, em: bit.ly/tempo_quadrinhos.


Links úteis:

Palestra II – Escalando montanhas: possibilidades do diálogo entre pesquisa e criação nos quadrinhos
Palestrante: Cátia Ana B. Silva (UFG/ASPAS)
Mediadora: Patrícia Figueiredo Aguiar (UEG)
Dia e horário: 16/06/2023, às 16h
Local: https://www.youtube.com/watch?v=beduPzCpZlI