LANÇAMENTO DE LIVROS DA ASPAS EM JANEIRO

LANÇAMENTO DE LIVROS DA ASPAS EM JANEIRO


Na primeira postagem do blog da ASPAS de 2024 chegamos com uma ótima notícia, o lançamento de dois livros, resultado de trabalhos apresentados por pesquisadores durante o VI FNPAS, que ocorreu ainda de forma remota em 2022. São dois livros (e-books) que trazem temas diversos, dialogando com diversas disciplinas.

Os livros foram organizados por Sabrina da Paixão e Nataniel dos Santos Gomes. Confira a apresentação das obras pelos organizadores:

"O presente dossiê reúne trabalhos acadêmicos produzidos para o VI Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial, promovido pela Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) em parceria o Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), realizado na modalidade on-line em novembro de 2022. O VI FNPAS celebrou a efeméride de 10 anos de ambos os grupos. 

Esta publicação marca, para além da longevidade de iniciativas de pesquisa acadêmica, a relevância e alcance da produção de conhecimentos sobre, com e em quadrinhos no país. Incorporando escopo teórico bem como relatos de práticas de ensino e criação, os textos aqui disponibilizados demonstram o rol temático, a transdisciplinaridade e a amplitude que as HQ alcançam, sua diversidade temática, e a descentralidade dos estudos, que abarcam pesquisadores, artistas e docentes de Norte a Sul do país. 

Esperamos que o contato com esta coletânea e seus recortes possam colaborar com aqueles e aquelas que desejam pesquisar ou ensinar a partir dos quadrinhos, e que fomente novas iniciativas, cada vez mais diversificadas, transpondo as barreiras artificiais que segregam os modos de saber e produzir pesquisas."

Com o título: O Saber em quadrinhos vol. 01 e vol. 2 serão lançados simultaneamente no dia 30 de janeiro, dia Nacional das Histórias em quadrinhos e ficara disponível para download gratuito no blog da ASPAS, na página "publicações".