POSY SIMMONDS É A VENCEDORA DO GRANDE PRÊMIO 2024 DO FIBD DE ANGOULÊME

POSY SIMMONDS É A VENCEDORA DO GRANDE PRÊMIO 2024 DO FIBD DE ANGOULÊME

 

A 51ª edição do Festival Internacional de Bande Dessinée de Angoulême foi oficialmente inaugurada e durante a cerimônia foi anunciado o Grand Prix (Grande Prémio) de 2024 que teve como laureada Posy Simmonds, eleita pelos seus pares na sequência de um processo eleitoral realizado inteiramente sob a supervisão de um oficial de justiça.

Posy Simmonds sucede a Riad Sattouf, premiado no ano passado. Nascida em 1945 em Berkshire, formada pela Central School of Art & Design de Londres após um ano de estudos na Sorbonne, Posy Simmonds ingressou no Guardian como ilustradora em 1972. Lá passou a primeira parte de sua carreira, desenvolvendo seu trabalho gráfico. e arte narrativa. Em 1999, Gemma Bovery , sua primeira obra-prima, trouxe-lhe notoriedade internacional.

Membro da Ordem do Império Britânico, coroado em 2022 pelo Grande Prêmio Rodolphe-Töpffer, a Biblioteca de Informação Pública do Centro Pompidou a dedica a ela, depois  de Claire Bretécher, Catherine Meurisse, André Franquin, Riad Sattouf, Chris Ware , uma grande retrospectiva intitulada “Literatura de Desenho” até Abril de 2024. Vive e trabalha em Londres.

Fonte: Presse Angoulême