HQZINES - A MULTICULTURALIDADE DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E FANZINES -  RELATO DE EXPERIÊNCIA

HQZINES - A MULTICULTURALIDADE DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E FANZINES - RELATO DE EXPERIÊNCIA

No âmbito do VII FNPAS e I EIASPAS foram realizadas atividades para a comunidade da cidade de Campo Grande (MS). Entre elas um minicurso oferecida pelo prof. Gazy Andraus para alunos do Colégio Tic TAC.  Tratou- se um teórico-prático para reconhecimento e elaboração das Histórias em Quadrinhos (HQs) e os Fanzines, seus conceitos e históricos, bem como seu universo autoral artístico interdisciplinar e paratópico.

A ASPAS tem um compromisso com a divulgação científica não apenas dentro das universidades mas, principalmente, nas escolas, oferecendo a cada encontro atividades gratuitas para estudantes e professores, em parceria com órgão públicos.

Segue o relato da experiência, acrescido de registro fotográfico feito pelo prof. Gazy Andraus.

Descrição da atividade

Esta oficina integrou o evento do I Encontro Internacional da Aspas (VII FNASPAS), que aconteceu de 05 a 08 de Nov. de 2024 em Campo Grande-MS.

A oficina, ocorrida em 06/11/2024, na parte da manhã (das 08h30 às 10h30), se desmembrou em duas, para turmas do ensino fundamental II desde o 6º, 7º e 8º e as turmas do 9º, e do 1º e 2º do ensino médio da referida escola, após conversado com Carol Padovani, responsável por me apresentar e ciceronear no colégio (e também o Sr. Marcos, que gentilmente me levou do hotel à instituição de ensino). 

O que apresentei foi um rápido e sucinto conceitual e histórico acerca das HQs (Histórias em Quadrinhos), as diferenças de charges, cartuns e tiras, bem como as HQs para crianças, jovens e adultos e que podem, ser autorais. E acerca dos fanzines, igualmente, expondo as possibilidades de serem plenamente autorais e que existem eventos e fanzinotecas (tais como as gibitecas aos quadrinhos). Para tal, mostrei exemplos projetados, e também alguns fanzines em papel que levei. Também elenquei a importância dos quadrinhos e fanzines para o desenvolvimento da inteligência e criatividade, e mostrei exemplos com autores nacionais e estrangeiros, com suas respectivas obras em quadrinhos e em fanzines e que ambas as artes estão sendo estudadas pelo meio acadêmico.

Nas minhas falas, com as salas apinhadas, ainda tive a presença do professor de filosofia, Marcelo Godoy, que ao final apresentou-me alguns fanzines elaborados por seus alunos do 6º ano, e que declarou que não sabia que eram fanzines, o que a eles aplicava.

Como tenho o Canal GaZine, elaborei dois vídeos em que resumi as abordagens e no 2º vídeo inseri uma entrevista in loco com o professor Marcelo, mostrando um dos fanzines criados por uma de suas alunas.

Vídeo 1: A partir de 14’58” até 15’20” eu mostro fotos do prof. Marcelo e zines no Colégio Tic-Tac (https://youtu.be/3chI90gizdY)

Vídeo 2: a entrevista com Prof. Marcelo Godoy logo no início do vídeo: https://youtu.be/yCsRdlJLIEA

Cronograma:

- Resumo conceitual e histórico das HQs e dos Fanzines;

- HQs como hipergênero: as tiras, cartuns, charges e caricaturas;

- As HQs autorais e comerciais, as HQs para as 3 faixas-etárias;

- As HQs comerciais se diferenciam das autorais;

- Os fanzines são sempre autorais;     

- Temas e diversidade nos quadrinhos e fanzines: humor, super heroístico poético, literário (ficcional, ficcional-científico, documental), reflexivo, biográfico, musical, libertário, jornalístico, etc;

- Amostragem de alguns dos principais autores e suas obras de HQs, bem como de alguns fanzineiros e seus fanzines e sua diversidade plural em formatos e temas e sua incursão nacional e mundial;

- O fanzine, o zine de arte (artezine), o biograficzine: amostragens criados por autorais nacionais e estrangeiros;

- O caso especial dos zines como esteio de HQs no Brasil;

- As gibitecas, fanzinotecas, as exposições (feiras) e sua importância como material disponível em acervos e eventos;

- As HQs e os fanzines como materiais interdisciplinares e pedagógicos, bem como didáticos e artísticos


Fotos:






Referências:

ANDRAUS, Gazy. Minhas experiências no ensino com os criativos fanzines de histórias em quadrinhos (e outros temas). In Histórias em Quadrinhos e Práticas Educativas: o trabalho com universos ficionais e fanzines. In: SANTOS NETO, Elydio dos; SILVA, Marta Regina Paulo da. (orgs.). São Paulo: Criativo, 2013, pp 82-93. (capítulo de livro)

ANDRAUS, Gazy. As Histórias em Quadrinhos como informação imagética integrada ao ensino universitário. Tese de doutorado. USP: São Paulo, 2006. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-13112008-182154/

ANDRAUS, Gazy. O Estatuto das Belas-artes nos Quadrinhos. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2019. Disponível em: https://www.marcadefantasia.com/livros/quiosque/belas-artes-hq/belas-artes-hq.pdf

ANDRAUS, Gazy. “ZINES e ARTEZINES: A ARTE DAS PUBLICAÇÕES PARATÓPICAS”, nos Anais do 28º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes – ANPAP com o tema “Origens”. Goiânia: Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), 2019. ISSN: 2175-8212. Comitê CPA (Poéticas Artísticas) p.2305-2322.  Link direto: Disponível em: <http://anpap.org.br/anais/2019/PDF/ARTIGO/28encontro_____ANDRAUS_Gazy_2305-2322.pdf> Acesso em 10/04/2020.

ANDRAUS, Gazy. Os Fanzines nas fronteiras da arte (ou: a paratopia criativo-interdisciplinar pluripotencial dos zines). Relatório final de pós-doutorado para o PPGACV da FAV-UFG. Fevereiro de 2024. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1al-hNYTvLm_6usaWssZ4jIfDsXvjy-rL/view?usp=drive_link

ANDRAUS, Gazy e MAGALHÂES, Henrique. Fanzines, artezines e biograficzines – publicações mutantes (orgs.). Série Desenrêdos, nº14. e-book. Goiânia: FAV-UFG, 2021. Disponível em: <https://culturavisual.fav.ufg.br/p/6214-colecao-desenredos>, Direto: <https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/459/o/Desenredos_14.pdf> e/ou: < https://marcadefantasia.com/parceiros/fanzines-publicacoesmutantes/fanzines-publicacoesmutantes.htm> ou Direto: <http://bit.ly/fanzines-publicacoesmutantes>

GROENSTEEN, Thierry. História em Quadrinhos: essa desconhecida arte popular. Col. Quiosque 1. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2004.

MAGALHÃES, Henrique. A nova onda dos fanzines. João pessoa: Marca de Fantasia, 2004.

 MAGALHÃES, Henrique. O que é fanzine. São Paulo: Brasiliense, 1993.

McCLOUD, Scott. Desvendando os Quadrinhos. MBooks, 1993.

SNO, Márcio. O Universo paralelo dos zines. São Paulo: Timozine, 2015.

THOMAS, Susan E. Value and Validity of Art Zines as an Art Form.  Art Documentation - Journal of the Art Libraries Society of North America. Volume 28, Number 2 | Fall 2009. https://www.journals.uchicago.edu/doi/10.1086/adx.28.2.27949520 e http://www.journals.uchicago.edu/doi/pdfplus/10.1086/adx.28.2.27949520 (link direto)

WRIGHT, Fred. História e características dos zines – parte 1 (01/04/2010) e 2 (07/04/2010) (trad. Douglas Utescher). In: UGRAPRESS. 07/04/2010. Disponíveis em: https://ugrapress.wordpress.com/2010/04/01/historia-dos-zines/#:~:text=Como%20os%20zines%2C%20os%20primeiros,e%20interesse%20de%20seus%20editores

 

Related Post: