QUADRINHOS E MUSEUS - MESA DA ASPAS EM BEJA, PORTUGAL

QUADRINHOS E MUSEUS - MESA DA ASPAS EM BEJA, PORTUGAL

No dia 18 de janeiro de 2025, a Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) participou de uma mesa na Bedeteca de Beja, em Portugal. O evento ocorreu graças a uma parceria entre a Bedeteca, representada por Paulo Monteiro, e a diretora da ASPAS, Natania A. da Silva Nogueira, que depois de alguns contatos. Participaram da mesa, cuja temática foi "Quadrinhos e Museus", Nataniel dos Santos Gomes (UEMS), Mhorgana Alessandra (CEFET - MG), Amaro Xavier Braga Jr (UFAL) e Natania A. Silva Nogueira (UEMS).

A  escolha do tema  é pontual. Está em andamento o projeto de instalação do Museu dos quadrinhos de Beja, um projeto liderado por Paulo Monteiro, a ser executado pela Câmara Municipal de Beja, com previsão para 2027. A recepção foi calorosa. Para um sábado a tarde (e no inverno) tivemos uma sala repleta de pessoas, de todas as idades. Destacamos a presença de Marilta Martim e Antônia Lemes, pesquisadoras associadas da ASPAS que compareceram à apresentação.

Veja algumas fotos:











Sobre a Bedeteca de Beja

A Bedeteca de Beja foi inaugurada em Abril de 2005, a Bedeteca, uma das três de Portugal, de Beja e é um equipamento municipal essencialmente vocacionado para a divulgação de Histórias em Quadrinhos, embora contemple áreas como a ilustração, o cartum e o cinema de animação. 

Instalada no 1º andar da Casa da Cultura de Beja, a Bedeteca de Beja possui um acervo considerável de álbuns de HQs e revistas (contemplando todas as tendências e movimentos), composto por vários milhares de exemplares. Possui também um Núcleo de Documentação e Pesquisa, um Núcleo de Cinema de Animação, Cartum Ilustração, Espaço Internet, um Núcleo de Trabalho (onde os autores podem realizar as suas obras), um Arquivo de Originais e Galeria de Exposições Temporárias. 

Mantém também vários ateliês em funcionamento semanal, ao longo do ano: o Ateliê de Ilustração Editorial e Infantil, o Ateliê de Ilustração Científica, o Toupeira – Ateliê de Banda Desenhada (adultos), e o Ouriço-do-Mar – Ateliê de Banda Desenhada (crianças), congregando no conjunto mais de 50 autores de banda desenhada da cidade e arredores.

A programação da Bedeteca, mensal, abrange áreas tão diversificadas como a montagem de exposições (já expuseram na Bedeteca cerca de 500 autores de mais de 25 países), noites temáticas dedicadas à banda desenhada e à relação que mantém com o cinema, workshops, encontros, palestras sobre várias temáticas, livros do mês, etc. Todas as semanas se realizam eventos na Bedeteca.

A Bedeteca também realiza vários eventos com relevo à escala nacional: o Março Horrível (na área do terror e do fantástico), e o Natsuyoka Meet (na área da banda desenhada e cultura japonesa); realiza também um grande evento, com relevo a nível internacional e com grande repercussão europeia; o Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja (englobando todas as correntes estéticas).

Informações sobre a Bedeteca retiradas do site oficial do Município de Beja.

Related Post: