PARTICIPAÇÃO DA ASPAS DURANTE O 52° FESTIVAL INTERNACIONAL DE QUADRINHOS DE ANGOULÊME

PARTICIPAÇÃO DA ASPAS DURANTE O 52° FESTIVAL INTERNACIONAL DE QUADRINHOS DE ANGOULÊME

 A Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial marcou presença no 52º Festival Internacional de Quadrinhos (52º Festival International de la Bande Dessinée - FIBD), que ocorre anualmente em Angoulême, na França. No dia 30 de janeiro, das 9h às 12h participamos de uma mesa redonda. O tema foi tema: "Pesquisa e memória dos quadrinhos: pioneiros e inovações". Falou-se do pioneirismo brasileiro na produção e na pesquisa sobre quadrinhos. 

A mesa aconteceu como uma parceria da ASPAS com a Cité Internationale de La Bande Dessinée et de L'image, órgão ligado ao Ministério da Cultura da França e fez parte da programação interna, ao longo do FIBD. Foram três horas de trocas de experiências, que contou com a participação de representantes de diversas instituições ligadas aos quadrinhos como a Fundacion Canaria Cine+Comics, que promove a difusão e o estudos da história da imagem. Antes do início da mesa foi oferecido gentilmente um café da manhã para todos os presentes e recebemos os cumprimentos do diretor da Cité Internationale de La Bande Dessinée et de L'image Vincent Eches. 

Participaram da atividade nossos colegas Amaro Xavier Braga Jr, Nataniel dos Santos Gomes, Mhorgana Alessandra e Natania A. da Silva Nogueira. Tivemos ainda a participação especial, online, da professora Sônia Luyten. Contamos ainda com exposições sobre os espaços destinados aos quadrinhos como documento, realizadas por Paulo Monteiro, que apresentou o projeto de criação do museu de Beja, e nosso colega sueco Fredrik Strömberg palestrou sobre os arquivos de histórias em quadrinhos suecos.

Foi uma manhã muito produtiva e resultou em novas parcerias. Após a mesa, os presentes puderem conhecer o interior da Cité, onde ficam as obras raras em processo de restauração, local de acesso restrito para os participantes do FNBD. Cabe destacar que houve um público variado de pessoas que se dispuseram a acordar cedo e assistirem nossa mesa. Suecos, espanhóis, portugueses, brasileiros, franceses e estadunidenses. Nossos agradecimentos também a eles. Agradecemos a ajuda oferecida por Pedro Jervis de Atouguia Bouça e João Miguel Lameiras, como intérpretes e um agradecimento especial a Catherine Ferreyrolle, que possibilitou a realização deste evento. 

Confira das fotos:

Café da manhã servido aos presentes.

Café da manhã servido aos presentes.

Detalhe: café da manhã brasileiro para nos receber.

Começando a organizar  as apresentações.

Professor Nataniel dos Santos Gomes

Inicio da mesa redonda.

Fredrik Strömberg.

Mhorgana Alessandra e Amaro Braga.

Participação de Sônia Luyten.

Nataniel Gomes apresentando, Pedro Bouça como intérprete.

Paulo Monteiro

Amaro Xavier Braga Jr.

Natania A. da Silva Nogueira.

Foto da mesa redonda e do público.


Related Post: