DISSERTAÇÃO SOBRE BATMAN ORIENTADA POR MEMBRO DA ASPAS

DISSERTAÇÃO SOBRE BATMAN ORIENTADA POR MEMBRO DA ASPAS



Dickson de Oliveira Tavares defendeu sua dissertação sobre Batman, em 20 de março de 2017, para o Programa de Pós Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, sob orientação do  professor Marcelo Bolshaw. Confira o resumo!

BATMAN: UMA LUZ SOBRE O CAVALEIRO DAS TREVAS – MEDIAÇÕES, MIDIATIZAÇÕES, TRANSMIDIATIZAÇÕES

Nos estudos da mídia, as trocas simbólicas entre a produção e a recepção permitem compreender como funcionam as engrenagens da indústria cultural. Sendo o Batman, um personagem nascido nas histórias em quadrinhos nos anos 1930 se transmutou seguindo o fluxo temporal em conexão com o universo midiático, mergulhado no repertório imagético e simbólico da cultura de massa através da singularidade de sua trajetória. Ao problematizar a trajetória midiática do personagem Batman, sua condição de mediação através de suas adaptações para o meio televisivo e cinematográfico identificando os discursos narrativos em contextos históricoculturais distintos, destacando o percurso de midiatização e de transmidiatização, relativizando a relação entre autor-obra-leitor, sob a luz dos os estudos culturais de John B. Thompson, das mediações de Jesús Martín-Barbero, da narratividade de Umberto Eco, do conceito da Jornada do Herói de Joseph Campbell e Christopher Vogler e os estudos sobre as narrativas transmídia de Henry Jenkins e Carlos A. Solari.

Foto da banca, com o professor Henrique Magalhães (UFPB), Dickson Tavares (o mestrando) e os professores Marcelo Bolshaw e Angela Pavan da UFRN.


A versão em pdf da dissertação pode ser acessada clicando aqui!