ASPIANOS SE DESTACARAM NA ENTREGA DO TROFÉU 35º HQ MIX

ASPIANOS SE DESTACARAM NA ENTREGA DO TROFÉU 35º HQ MIX

O Troféu HQ Mix é uma das mais tradicionais premiações dos quadrinhos brasileiros, criado em 1989 por João Gualberto Costa, o Gual, e José Alberto Lovetro, o Jal da Associação dos Cartunistas do Brasil. O nome faz referência à seção sobre quadrinhos que os dois apresentavam no programa TV Mix 4, da Gazeta. A divulgação dos vencedores, após a votação nacional, será no mês de novembro. Este ano a ASPAS concorreu na categoria livro teórico, mas a premiação veio mesmo para os trabalhos desenvolvido por nossos associados, seja no campo editorial, seja na pesquisa.

No dia 06 de dezembro passado, no Sesc 24 de Maio, São Paulo (SP) quadrinistas, editores, leitores e familiares se reuniram para a premiação de 2023, que teve como apresentar o jornalista Serginho Groisman. O homenageado da noite como Grande Mestre do Quadrinho Nacional foi Michele Iacocca, italiano que mudou para o Brasil ainda bem jovem e aqui construiu sua carreira como chargista, cartunista, tradutor e escritor. O troféu, por sua vez, foi uma homenagem a Fabio Colin, ilustrador e quadrinista brasileiro, criador de personagens icônicos e responsável pela adaptação de séries de televisão como o Vigilante Rodoviário, para quadrinhos, na década de 1960. Seu personagem escolhido para compor o troféu foi o Curupira.

O evento durou cerca de duas horas e contou com muitos momentos marcantes. Um destes momentos foi o discurso da quadrinista Helô D´Angelo , que falou sobre a necessidade de diversidade. Ela chamou a atenção para o fato de que nas 42 categorias, apenas oito premiaram mulheres. A noite também foi marcada por um protesto de quadrinistas levaram cartazes e também cobraram a presença de mais autores racializados, LGBTQIA+ e de fora do eixo Sul-Sudeste.

Além disso, houveram vários discursos acalorados, que levantaram temas relacionados à política e ao mercado editorial. A premiação acabou de relevando um espaço para que os profissionais pudessem falar abertamente não apenas sobre suas conquistas mais, também, suas inquietações. Tudo, claro, em um clima harmonioso, o serviu para valorar ainda mais a noite.

A ASPAS esteve representada, primeiramente, por Daniela Marino e Sônia Luyten, que participaram da organização do evento. O primeiro aspiano a subir ao palco foi Raphael Pinheiro, arquiteto, quadrinista e editor, que foi premiado por seu trabalho na editora Editora Universo Guará, da qual é um dos fundadores. No final do evento, houve a premiação dos trabalhos acadêmicos, sendo que a pesquisadora e cofundadora da ASPAS Natania Aparecida da Silva Nogueira, recebeu o prêmio de melhor tese com a pesquisa Histórias em quadrinhos e feminismos na França: a revista Ah! Nana! (1976 – 1978), defendida em 2022, pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), de Niterói, RJ.

Vale destacar ainda a merecida premiação de Érico Assis  na categoria Livro Teórico, com “Balões de Pensamento 2 – Ideias que Vem dos Quadrinhos”, publicado pela  Balão Editorial e os prêmios de Trabalho de Conclusão de Curso, “A imagem como forma de combate ao preconceito: a elaboração de uma história em quadrinhos com temática lgbtqiap+”, de Gustavo Paiva Cardozo de Mello, e as duas dissertações de  mestrado premiadas este ano, “De passagem para ficar a banda desenhada documental como registro da nova leva migratória brasileira para Portugal”, de Christiano Mascaro Gonçalves da Silva, e  “Mangás do grupo CLAMP: um estudo sobre o seu processo criativo e a publicação de suas obras no Brasil”, de Maiara Heleodoro dos Passos).