EDITAL DO VII ENTRE ASPAS

EDITAL DO VII ENTRE ASPAS

 


VII Entre ASPAS é um encontro promovido a cada dois anos pela Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS). As atividades serão distribuídas em três dias, no período de 11 e 13 de junho de 2025 e ocorrerão presencialmente. O “Entre ASPAS” é um encontro mais intimista, que envolve principalmente os associados. Ele ocorre a cada dois anos, em Leopoldina, MG, cidade na qual a ASPAS nasceu, em 2012. Não é um encontro que ocorre dentro da academia, mas não deixa de ser um momento de debates e divulgação científica. Ele envolve a comunidade, promove atividades abertas ao público geral e vai até as escolas.

Em nosso sétimo encontro, vamos colocar no centro dos debates um tema polêmico: “Quadrinhos e inteligência artificial: aproximações e desafios”.  Esse tema tem polarizado opiniões acaloradas, principalmente nos últimos dois anos. O uso da IA para produção de quadrinhos envolve não apenas questões de direitos autorais, mas, também, questões éticas. Não podemos escapar das mudanças, mas precisamos saber como lidar com elas e estabelecer certos limites. Desafios, eles são muitos e queremos poder conversar sobre eles com nossos pares.

 1. Sobre as inscrições

As inscrições para o VII Entre ASPAS terão início no mês de março (veja o cronograma) e serão feitas em três modalidades, via Even3 (Clique aqui!):

 Apresentação oral: inscrição para comunicação de pesquisas concluídas ou em andamento. Para se inscrever nesta modalidade é necessário enviar um resumo com o número mínimo de 300 palavras, sem referências bibliográficas. Ao submeter o resumo, o (a) participante concordará com o Termo de Consentimento, autorizando sua publicação no Caderno de Resumos do VII ENTRE ASPAS, e declarará ser o (a) autor(a). O resumo a ser submetido deve ser de trabalho inédito. O certificado de apresentação oral será emitido mediante a inscrição devidamente efetivada e o comparecimento no dia definido pela comissão organizadora para apresentação. Em caso de co-autoria, recebem certificados apenas aqueles que apresentaram o trabalho e assinaram a lista de presença. O limite máximo de autores por trabalho inscrito é de três. A aprovação da proposta de apresentação oral no VII ENTRE ASPAS (mediante efetivação da inscrição) garante a divulgação do trabalho na programação oficial do evento e o certificado de apresentação oral, mediante comparecimento no dia determinado. A inscrição é por participante e não por trabalho, assim, coautores terão de fazer uma inscrição em separado, usando o mesmo texto do resumo. A aprovação do resumo não implica aprovação automática do texto completo.

 Oficinas: serão oferecidas oficinas para a comunidade, em geral, e para professores a estudantes. Para se inscrever para uma oficina, é preciso enviar um resumo com o número mínimo de 300 palavras; os objetivos da oficina, sua duração e o público alvo, além de material e equipamentos necessários.

Inscrições para ouvintes. Abertas a toda a comunidade, estudantes, professores e interessados em participar das oficinas e atividades do evento, sem apresentação de comunicação.


TAXAS DE INSCRIÇÃO

Categoria

Com apresentação

Ouvinte

Estudante de ensino médio e/ou técnico

------------------------

Isento

Estudante de graduação

R$: 70,00

R$: 40,00

Sócio (a) da ASPAS: associados (as) até 01/05/25 em dia com as anuidades

Isento

Isento

Estudantes de pós-graduação, professores, pesquisadores e associados (as) da ASPAS com débito não quitado.

R$: 140,00

R$: 70,00

Pessoas de terceira idade (sem apresentação)

------------------------

Isento

A ASPAS é uma organização sem fins lucrativos e os recursos arrecadados com as inscrições serão utilizados para a compra de material para as oficinas, custos com alimentação (coffee break) dos participantes e custos gerais com internet e matéria consumo diário.

2. Cronograma

Divulgação do edital

25/02/2025

Inscrição para comunicação e oficinas

15/03/2025 a 15/04/2025

Divulgação dos resumos aprovados

01/05/2025

Prazo final para pagamento da taxa de inscrição para quem teve resumo aprovado/anuidade de associados.

30/05/2025

Encerramento das inscrições para ouvintes.

11/06/2025

Prazo para o envio dos textos completos (artigos)

30/08/2025

 

ORGANIZAÇÃO:

Guilherme Smee

Natania A. da Silva Nogueira

Nataniel dos Santos Gomes

Maiara Alvim de Almeida

Valéria Aparecida Bari

Luísa Arantes Bahia

Alessandra Matias Querido

 


Related Post: